APONTA IBGE

Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica

Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica

Ciclo básico de aprendizagem vai até o ensino médio. 52,6% dos brasileiros nesta faixa etária não concluíram o mínimo de estudo esperado.

Ciclo básico de aprendizagem vai até o ensino médio. 52,6% dos brasileiros nesta faixa etária não concluíram o mínimo de estudo esperado.

Publicada há 4 anos


Da Redação

Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais não concluiu a educação básica, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2018, divulgados na manhã desta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ciclo básico de aprendizagem termina quando o estudante se forma no ensino médio.

A pesquisa aponta que 52,6% dos brasileiros nesta faixa etária não concluíram o mínimo de estudo esperado. A maior parte, 33,1%, não terminou nem o ensino fundamental. Outros 6,9% não têm instrução alguma, 8,1% têm o fundamental completo e 4,5% têm o ensino médio incompleto.

Na outra ponta, a da escolaridade completa, só 16,5% da população acima de 25 anos concluiu o ensino superior.

Os números ainda são baixos, mas apontam um leve crescimento em relação à pesquisa anterior, pontua a analista do IBGE Marina Águas.

Em 2017, o percentual de brasileiros de 25 anos ou mais sem a educação básica era de 53,9%. Com isso, a pesquisa de 2018 aponta uma queda de 1,3 pontos percentuais (p.p.) neste índice.

Falta de interesse

A falta de interesse em buscar uma melhor escolaridade é mais elevada quanto menor o nível de instrução, de acordo com os dados do IBGE.

Entre a população sem instrução ou com fundamental incompleto, 34,3% disseram que não têm interesse em voltar a estudar. Outros 32,9% disseram que não voltam a estudar porque estão trabalhando ou procurando emprego, e 15,9% apontaram que não estudam porque precisam se dedicar aos afazeres domésticos.

Na população de 15 a 29 anos, a percepção de que as tarefas de casa ou os cuidados com os outros tomam o tempo do estudo é maior entre as mulheres: 23,3% das mulheres ouvidas pelo IBGE em 2018 disseram que não estudam por este motivo, enquanto 0,8% dos homens apontaram este motivo.

Para eles, o motivo maior de não frequentar a sala de aula é o trabalho ou a busca por emprego: 47,7% dos homens indicaram este motivo, enquanto 27,9% das mulheres apontaram a mesma causa.

últimas