SAÚDE

Com uma morte confirmada e outra suspeita, cidade da região registra 3.221 casos de dengue

Com uma morte confirmada e outra suspeita, cidade da região registra 3.221 casos de dengue

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, outras 306 notificações seguem em investigação aguardando resultados dos exames.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, outras 306 notificações seguem em investigação aguardando resultados dos exames.

Publicada há 4 anos

Seguem altos os números da dengue em Votuporanga. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, neste ano, até o momento, foram registrados 3.221 casos confirmados da doença e outros 306 seguem em investigação aguardando resultados dos exames.

Em 2019, até o momento, foi registrada uma morte pela doença: um paciente masculino, de 71 anos. Está em investigação a morte de uma idosa, de 63 anos, diabética. O óbito foi registrado no dia 31 de maio na Santa Casa de Votuporanga. O corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito, sendo o sangue coletado e encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, de São José do Rio Preto.

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda resultado do exame. Em 2018, foram notificados 913 casos, sendo 218 positivos. No ano de 2017 foram notificados 694, sendo 35 positivos. Nenhum óbito foi registrado em 2017 e 2018.A Secretaria da Saúde alerta que os munícipes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou unidades de pronto atendimento, imediatamente, após os primeiros sinais e sintomas da doença que são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, tontura e perda de apetite e paladar.

Com relação à prevenção, as pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. “A Secretaria orienta a população a manter os quintais limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva”, apontou.

Desde o início do ano, quando o número de casos da doença começou a aumentar, a Secretaria Municipal da Saúde deu início ao Plano de Contingência para combate à Dengue. Além do trabalho de rotina realizado normalmente durante a semana pelos agentes comunitários de saúde e de endemias, a pasta realiza o mutirão contra o mosquito transmissor aos sábados, das 7h às 13h.

A força-tarefa é um reforço no combate ao Aedes Aegypti. No entanto, para combater a proliferação de criadouros do mosquito e o aumento no número de casos da dengue, a pasta adverte sobre o papel fundamental da população na manutenção dessas ações de combate.

Fonte: http://www.acidadevotuporanga.com.br 

últimas