PLANTÃO

Santa Casa reforça que serviço de anestesia atende de forma regular

Santa Casa reforça que serviço de anestesia atende de forma regular

Hospital abrirá sindicância interna para apurar morte de bebê no útero da mãe.

Hospital abrirá sindicância interna para apurar morte de bebê no útero da mãe.

Publicada há 4 anos


Por Breno Guarnieri 

Na tarde de ontem, 26, a reportagem de O Extra.net esteve na Santa Casa de Fernandópolis, onde apurou que o serviço de anestesia atende de forma regular, inclusive com escala de “plantões de urgência”. A checagem contraria a denúncia feita pelos familiares do bebê Heitor, que morreu no útero da mãe e nasceu natimorto enquanto ela estava com 40 semanas de gravidez. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira, 24, no referido hospital.

Foram apresentadas à reportagem algumas fichas de escalas de “plantões de urgência”, as quais salientam que no último final de semana (22 e 23), o serviço de anestesia da Santa Casa atendia regularmente os pacientes.

Entenda o caso

Uma gestante de 29 anos, durante a semana passada, sentindo fortes dores, procurou atendimento na Santa Casa de Fernandópolis por conta de suas preocupações com o bebê. Os médicos que a avaliaram informaram que estava tudo bem e que ela poderia voltar para casa.

No entanto, na segunda-feira, seu bebê, que receberia o nome de Heitor, morreu no útero e nasceu natimorto enquanto ela estava com 40 semanas de gravidez. 

Em contato com Suze Mara Campanholo, tia de Heitor, a reportagem foi informada de que a mãe teve uma gestação normal, sem complicações, e que o bebê estava saudável. “Lamentável o que aconteceu. Ela teve dores a semana toda. Sabia que algo estava errado. Ia até o hospital (Santa Casa), a medicavam e depois a mandavam pra casa. No final de semana, as dores da minha cunhada aumentaram. Os médicos falaram que ela ia precisar passar por uma cesariana porque não tinha dilatação”, destaca.

Ainda de acordo com Suze, a sua família alega que informações sobre anestesista “estavam desencontradas” durante o atendimento no final de semana (22 e 23).   

Sepultamento

O corpo de Heitor foi encaminhado para Rio Preto, onde passou por autopsia. Com o laudo médico em mãos, os pais do menino irão registrar um boletim de ocorrência. Na manhã de terça-feira, dia 25, Heitor foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Fernandópolis. 

SINDICÂNCIA INTERNA 

Em nota, a Santa Casa de Fernandópolis lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e expressa seu pesar e solidariedade aos familiares.

“Apesar dos esforços de nossa equipe de assistência à saúde, que promoveu todo o suporte médico e hospitalar necessário, não foi possível reversão de tal caso. Ao ser informada sobre o caso, a provedoria do Hospital está instaurando uma sindicância interna para o esclarecimento dos fatos”, diz nota.

últimas