EM ALERTA!

Dengue se espalha no interior de SP; Fernandópolis é a 12ª cidade em casos

Dengue se espalha no interior de SP; Fernandópolis é a 12ª cidade em casos

Noroeste paulista acumula 63.288 casos confirmados, o que representa 10% de todas as ocorrências do País

Noroeste paulista acumula 63.288 casos confirmados, o que representa 10% de todas as ocorrências do País

Publicada há 4 anos

Da Redação 

O número de casos de dengue não para de disparar em Fernandópolis. Mesmo com a atuação contundente do Ministério Público Federal, por meio da Promotoria de Jales, o município atravessa a pior epidemia de sua história.

Neste ano, até o momento, foram registrados 4.110 casos da doença. O número provém da Secretaria Estadual de Saúde. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento da Vigilância em Saúde de Fernandópolis, até março de 2019, foram notificados 1.387 possíveis casos da doença, com 621 confirmações, 22 descartes, 744 pendentes. Uma morte relacionada à dengue foi confirmada no município, no início de março. A vítima foi uma idosa de 69 anos.

Região concentra 10% das vítimas 

Dez por cento das vítimas de dengue de todo o País estão na região. Dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde. Desde o início do ano, 63.288 pessoas foram contaminadas pelo Aedes aegypti no Noroeste Paulista - os dados são até o mês de maio. Em todo País, até o dia 17 de junho, o Ministério da Saúde confirmou 652 mil casos de dengue.

Rio Preto continua na liderança em número de casos confirmados em todo o Estado de São Paulo. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde de Rio Preto, a cidade tem 26.380 casos positivos de dengue, ou seja, a cada 17 rio-pretenses, um teve dengue neste ano. Em Rio Preto já são 13 mortes.

Fernandópolis está na 12ª posição no Estado em número de casos. O Ministério Público Federal enviou uma série de questionamentos para a Prefeitura. O assunto em pauta: a dengue epidêmica. A Procuradoria da República lembra à Prefeitura que, até quando o deslize é dos moradores, a responsabilidade é do Poder Público. Além de Fernandópolis, 21 Prefeituras de cidades da região também receberam a série de questionamentos.

Mais região 

Votuporanga está na 16ª posição no Estado com 2.990 casos enquanto Jales está na 22ª com 1.930 casos. A cidade de Santa Fé do Sul está na 43ª posição com 979 casos. Olímpia e José Bonifácio somam quatro óbitos cada uma. Em Olímpia, as vítimas são três mulheres, com idades de 71, 76 e 78 anos, e um homem de 90 anos. Todas apresentavam outras doenças e faleceram por complicações da dengue. Já em José Bonifácio, as vítimas de 70 e 86 anos tinham hipertensão arterial, enquanto a de 26 anos tinha doenças renais.

Fernandópolis é a 12ª cidade em casos no Estado

últimas