REGIÃO

Projeto instala ninhos artificiais para Araras-canindé se reproduzirem

Projeto instala ninhos artificiais para Araras-canindé se reproduzirem

Dez ninhos foram instalados na manhã desta segunda-feira (1º)

Dez ninhos foram instalados na manhã desta segunda-feira (1º)

Publicada há 4 anos

Da Redação 

Para ajudar a preservar a espécie e dar condições para que as aves se reproduzam e voltem para a natureza, a Prefeitura de Santa Fé do Sul (SP) começou a instalar ninhos artificiais para as araras-canindé, na manhã desta segunda-feira (1º). As aves visitam o município durante a época de reprodução.

De acordo com o secretário de Turismo, Alex Sandro da Silva, vários pontos da cidade foram escolhidos para a instalação de dez ninhos artificiais confeccionados em madeira. Entres eles estão as praças Salles Filho, Calixto Rossafa Garcia e Bela Vista.

“Nós nos baseamos em um estudo que foi feito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e trouxemos o projeto para a cidade com o objetivo de que as araras possam vir até aqui, botar os ovos e retornar para a natureza”, explica o secretário de Turismo. 

Além da instalação dos ninhos, a prefeitura também monitora os filhotes de aves que nascem no município e afirma que o projeto também evita que elas comam a copa das palmeiras e coqueiros. 

"Sem a presença dos ninhos artificiais, elas acabam destruindo a copa de algumas árvores para fazer um local para botar os ovos. Então, com o nosso projeto, passamos a dar mais condições para elas", explica Alex Sandro da Silva.

A previsão é que mais dez ninhos sejam confeccionados e instalados em outros pontos da cidade até dezembro.

Funcionário da Prefeitura instala ninho artificial  

últimas