IBGE

Produção industrial cai 0,2% em maio

Produção industrial cai 0,2% em maio

No confronto com maio de 2018, entretanto (mês da greve dos caminhoneiros), houve alta de 7,1%.

No confronto com maio de 2018, entretanto (mês da greve dos caminhoneiros), houve alta de 7,1%.

Publicada há 4 anos


Da Redação 

A produção industrial brasileira registrou em maio uma queda de 0,2%, na comparação com abril, segundo divulgou nesta terça-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçando a leitura de fraqueza da economia brasileira também no 2º trimestre.

Trata-se da 3º queda mensal no ano. Com o resultado, o setor elimina parte do ganho de 0,3% do mês anterior e acumula perda de 0,7% nos 5 primeiros meses de 2019.

No confronto com maio de 2018 (mês da greve dos caminhoneiros), entretanto, houve alta de 7,1% – a maior desde abril do ano passado (9,2%). De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, além da paralisação dos caminhoneiros, que derrubou a produção nacional, deixando muito baixa a base de comparação, maio de 2019 teve um dia útil a mais, o que também contribuiu para a alta expressiva.

Apesar do recuo ante abril, no acumulado em 12 meses a produção industrial interrompeu a trajetória descendente iniciada em julho de 2018, ao passar de -1,1% em abril para zero em maio.

Em termos de patamar, a indústria geral ainda se encontra 17,5% abaixo do recorde de produção, alcançado em maio de 2011. “Com a entrada das informações mensais de 2019, esse distanciamento está ficando ainda maior”, destacou o gerente da pesquisa.

Entre as grandes categorias econômicas, bens de consumo semi e não-duráveis (-1,6%) e bens de consumo duráveis (-1,4%) tiveram taxas negativas. Por outro lado, os setores de bens intermediários (1,3%) e de bens de capital (0,5%) registraram crescimento.

O gerente da pesquisa apontou, porém, que "a indústria está melhor que no ano passado", pois, na comparação com maio do ano passado "todas as categorias econômicas mostram um ganho de ritmo na passagem de abril para maio“.

18 dos 26 ramos apresentam queda

“Mais do que a volta ao campo negativo, chama a atenção o perfil disseminado de queda na produção", avaliou Macedo, destacando que 18 dos 26 ramos pesquisados apresentam queda em maio, na comparação com o mês imediatamente anterior.

O destaque ficou com a fabricação de veículos, que caiu 2,4% na comparação com abril, mas subiu 37,1% em relação a maio do ano passado. De acordo com o gerente da pesquisa, a paralisação dos caminhoneiros, em maio do ano passado, causou um efeito negativo que atingiu grande parte da indústria, gerando uma base de comparação baixa, com ênfase na produção de automóveis e caminhões.

últimas