REGIÃO

Área usada por avião para manobras arriscadas é interditada

Área usada por avião para manobras arriscadas é interditada

Polícia Civil tenta identificar os pilotos

Polícia Civil tenta identificar os pilotos

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A área às margens do Rio Tietê, onde aviões foram flagrados fazendo pousos e decolagens, em Araçatuba (SP), e depois realizando manobras arriscadas sobre o rio foi isolada pelo condomínio residencial do local.

Nesta quarta-feira (3), faixas foram colocadas na praia para evitar que o abuso volte a se repetir. A intenção do isolamento é para tentar impedir pousos e decolagens irregulares.

A medida foi adotada depois que dois aviões de pequeno porte foram flagrados em manobras arriscadas. Um deles decolou da praia e passou perto da água, quase depois batendo em árvores e passando próximo de uma construção.

Outra aeronave também aparece nas imagens pousando na praia. O bimotor que faz as manobras pertence ao empresário Rodrigo Maia Jacinto. A polícia chegou ao nome pelo prefixo do avião e ainda não se sabe quem era o piloto.

O dono da segunda aeronave que aparece nas imagens foi identificado nesta quarta-feira (3) pela Polícia Civil. O nome dele é José Thiago Canovas Borges. Ele e o empresário, dono do bimotor, serão indiciados.

A polícia quer que eles digam quem pilotava os aviões no dia em que os vídeos foram gravados. A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, informou que a aeronave do empresário Rodrigo Maia Jacinto foi interditada na segunda-feira (1º) após a agência receber os vídeos feitos no final de semana.

Um servidor da agência relatou o caso e pediu para que seja investigado. Segundo a agência, dois processos administrativos para apurar possíveis irregularidades às normas de aviação civil foram instaurados. 

A Anac informou ainda que os proprietários das aeronaves e as pessoas envolvidas nos voos terão que esclarecer o que aconteceu e que eles também podem ser responsabilizados administrativamente pela agência, além de terem os certificados cassados.

Avião passa perto de árvores após passar pelo Rio Tietê, em Araçatuba

últimas