EVENTO

Museu Água Vermelha é destaque no Encontro Paulista de Museus Itinerante Noroeste

Museu Água Vermelha é destaque no Encontro Paulista de Museus Itinerante Noroeste

Evento aconteceu nos dias 26 e 27 de junho no SESC Birigui

Evento aconteceu nos dias 26 e 27 de junho no SESC Birigui

Publicada há 4 anos


Da Redação

O Museu Água Vermelha de Ouroeste, uma das maiores referências em arqueologia do estado de São Paulo, por conter um acervo de ossadas e objetos de civilização antigas datados por 9 mil anos , foi um dos destaques do Encontro Paulista de Museus Itinerante Noroeste (EPMi Noroeste). 

O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de junho no SESC Birigui foi organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e ACAM Portinari.

Participaram do encontro a Diretora de Cultura de Ouroeste Rosângela Pinheiro, a Monitora do Museu Água Vermelha Selma Maria da Silva e o Turismólogo do município Evandro Ferreira Júnior.   O encontro, com entrada gratuita, teve uma programação especialmente desenvolvida para a área de museus, com conferências, mesas de trocas de experiências e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança. 

O primeiro dia do EPMi Noroeste contou com os painéis “Infraestrutura e Segurança” e “Gestão e Governança”, entre outras atividades, onde  o Museu Água Vermelha teve a honra de participar com o tema:" Infraestrutura e Segurança" com Evandro Ferreira Júnior, discursando pelo Museu.  

No segundo dia, foram realizadas as oficinas: “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos” e “Rotinas de manutenção em museus”, momento esse que as representantes de Ouroeste puderam se qualificar. 

O Epmi, percorre ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados aos museus interessados em se qualificarem. O Museu Água Vermelha foi citado pelos palestrantes como referência e modelo para muitos museus da região noroeste, graças ao apoio que sempre recebeu da Prefeitura de Ouroeste.

últimas