EDITORIAL

Um sentimento

Um sentimento

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

Existe um discurso entre os brasileiros que saudade é uma palavra que só existe no português. Será verdade? Infelizmente não. A palavra não é exclusividade da língua portuguesa. Pois sua origem vem do latim e outras línguas também usam esta palavra a partir do latim.

No entanto, há uma diferença de significado no que se refere a amplitude desta palavra. Para os brasileiros, esta palavra vai além, em comparação às demais línguas.

Se procurada no dicionário “saudade”, trata-se de um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas. Veja, todas as definições traduzem um sentimento de ausência de alguma coisa, pessoa, lugar ou situação ocorrida no passado.

A saudade é um sentimento fruto de lembranças de situações que vivenciamos. Por exemplo, as lembranças boas da infância, das brincadeiras com os amigos, do tempo e das pessoas que conviveram conosco.

Fica claro que saudade vem depois da evocação de uma memória. No entanto, saudade não é um sentimento que surge de lembranças ruins. Ou você já ouviu alguém dizer que tem saudade do dia que bateu o carro, que foi assaltado, do dia que uma pessoa especial morreu? Por isso, associar saudade à tristeza ou melancolia não é correto. Pois os sentimentos de tristeza e melancolia são frutos de pensamentos e memórias “ruins”.

O sentir a ausência pode, muitas vezes, convidar a pessoa a ficar presa “nesse lugar”, parada naquele tempo, alimentando esse “buraco”. Isto tudo pode gerar outros sentimentos como nostalgia, melancolia, tristeza e, posteriormente, até um transtorno psicológico. Mas tudo isto vem depois da saudade vivida de forma distorcida.

Antigamente, as pessoas mais velhas diziam assim: “a Maria morreu de saudade! Depois que o esposo faleceu, ela não foi mais a mesma, se entregou”. Saudade não mata ninguém. O que mata é a forma que nós lidamos com nossos sentimentos.

A saudade é um sentimento bom, nobre! Trata de uma emoção que nos remete a coisas boas, a bons tempos e nos lembra que existem pessoas que marcaram nossa vida de forma positiva e, por isso, são importantes para nós!

A saudade é uma emoção que vem de uma visita ao passado, mas não podemos permanecer no passado, pois o presente nos espera. Sentir saudade é bom, muito bom! Permanecer nela não. Viva, exista, construa relações, produza memórias. Tenha saudades!

últimas