ESTÁ EM CASA

Bebê com malformação que foi operado ainda na barriga da mãe tem alta de hospital

Bebê com malformação que foi operado ainda na barriga da mãe tem alta de hospital

Procedimento foi feito no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto.

Procedimento foi feito no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto.

Publicada há 4 anos

O bebê que foi operado ainda na barriga da mãe para corrigir uma malformação congênita no intestino, mas que nasceu no dia seguinte por opção médica, teve alta do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP).

A menina e os pais, que são da cidade de São José dos Campos (SP), já estão em casa. A cirurgia, inédita no mundo segundo os médicos, foi realizada no dia 17 de junho. A alta da criança foi na quarta-feira, dia 3 de julho.

Segundo a assessoria do HCM, quando foi operado, o bebê estava com 33 semanas de gestação e possuía gastrosquise, que é uma abertura nos músculos e na pele da parede abdominal que permite que o intestino fique para fora do abdômen.

De acordo com a cirurgiã fetal Denise Araújo Lapa, uma das responsáveis pela operação, a cirurgia foi inédita porque até então o paciente era operado logo após o nascimento.

A diferença é que os especialistas submeteram o feto ao procedimento ainda dentro do útero da mãe, fato que diminui riscos e complicações.

Procedimento cirúrgico é feito dentro da barriga da mãe  — Foto: Arquivo Pessoal

Procedimento cirúrgico é feito dentro da barriga da mãe

Mas um dia depois da cirurgia, de acordo com o hospital, a equipe médica decidiu fazer cesárea ao realizar exame na mãe e diagnosticar que uma pequena parte do intestino da criança havia saído novamente do abdômen do feto.

A equipe médica disse que, embora o parto tenha sido realizado de maneira antecipada, a fetoscopia foi considerada um sucesso, porque a cirurgia realizada ao nascimento foi menos complexa, quando comparada à cirurgia convencional.


Casal formado pela vendedora Naiara e o publicitário Victor no quarto do HCM em Rio Preto  — Foto: Carolina Pascholoan/G1

Casal formado pela vendedora Naiara e o publicitário Victor no quarto do HCM em Rio Preto

 

Fonte: g1.globo.com

últimas