SAÚDE

Fernandópolis confirma 11 casos positivos de sarampo em 2019

Fernandópolis confirma 11 casos positivos de sarampo em 2019

Doença vem preocupando a região e a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto emitiu um alerta de risco de circulação de sarampo.

Doença vem preocupando a região e a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto emitiu um alerta de risco de circulação de sarampo.

Publicada há 4 anos


Fernandópolis registrou 11 casos de sarampo neste ano, segundo um levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira, 16. A doença vem preocupando a região e a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto emitiu um alerta de risco de circulação de sarampo.

Rio Preto tem cinco casos da doença que estão sendo investigados, não foram confirmados ainda. aguardando resultados laboratorais do Instituto Adolfo Lutz e Fiocruz. O último caso confirmado da doença no município foi em 1999.

Em Rio Preto, a vacina tríplice viral está disponível nas 27 unidades de saúde. “É uma vacina que protege contra o sarampo, uma doença que está circulando atualmente no Estado, contra a rubéola e caxumba. Um caso de sarampo tem potencial de transmitir para muitas pessoas. O ideal é estar todo mundo vacinado”, afirma Andreia Negri, gerente de Vigilância Epidemiológica de Rio Preto.

O Brasil confirmou 426 casos de sarampo em 2019 e os números dispararam no Estado de São Paulo, com 350 moradores infectados.

Diante da circulação do sarampo, a Secretaria de Saúde alertou sobre a necessidade de a população procurar serviço de saúde caso apresente febre e exantema (vermelhidão ou aspecto de alergia na pele) para que as medidas de controle na suspeita de sarampo sejam adotadas. As coberturas nacionais, estaduais e municipais são calculadas na faixa etária infantil, com 97,6% de cobertura de segunda dose em 2018 e 95% de cobertura de segunda dose em 2019 até o momento. 


Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/07/17/fernandopolis-confirma-11-casos-positivos-de-sarampo-em-2019.ghtml 

últimas