EDUCAÇÃO

Educadores de Ouroeste e Arabá participam de Congresso Internacional

Educadores de Ouroeste e Arabá participam de Congresso Internacional

Além das palestras, os profissionais participaram de oficinas pedagógicas e minicursos.

Além das palestras, os profissionais participaram de oficinas pedagógicas e minicursos.

Publicada há 4 anos


Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste 

O 6º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, realizado entre 17 e 19 de julho, foi sediado no centro de eventos Valério Giamatei na cidade de Votuporanga. O Congresso foi uma iniciativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE com colaborações de instituições parceiras. Neste ano o tema do congresso foi Competências Socioemocionais. 

Diversas autoridades participaram da abertura, o anfitrião e prefeito João Dado, o secretário municipal de Educação Ederson Marcelo Batista, o secretário estadual de Educação em exercício Aroldo Rocha que foi até Votuporanga especialmente para a abertura do congresso, assim como o presidente do FDE- Fundo de Desenvolvimento da Educação Leandro Damy, entre outros. 

Mais de quarenta profissionais do município de Ouroeste, entre professores e gestores tiveram o privilégio mais uma vez de participarem do congresso. O investimento com as inscrições dos profissionais foi de aproximadamente R$ 10 mil reais. Outros investimentos foram com despesas de  almoço e transporte, tudo custeado pela prefeitura, com a finalidade de oferecer aos profissionais ainda mais  sabedoria e estratégias em sala de aula. 

Além das palestras, os profissionais participaram de oficinas pedagógicas e minicursos que foram realizados na cidade universitária da UNIFEV, uma das organizadoras do congresso. 

De acordo com a prefeita de Ouroeste, Lívia Oliveira, que esteve presente na abertura do Congresso junto com as demais autoridades, salientou que a Educação é uma das prioridades do seu mandato, “sempre apoiamos e incentivamos os educadores, eles tem a oportunidade de atualização, crescimento pessoal e profissional, um congresso deste porte traz aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades”, comentou a prefeita.

Após encerramento de abertura houve uma palestra com o renomado escritor, professor, doutor em história social Leandro Karnal. O palestrante abordou o tema “Habilidades Socioemocionais”. Grandes renomes internacionais passaram pelo congresso nestes três dias, tais como: Fernando Moraes, Luciana Brites e Nino Paixão que foi o segundo palestrante do primeiro dia. Nino é mestre e Doutor em Neurociência, abordou de uma maneira dinâmica o Tema “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”, Nino faz uma relação a Felicidade x Doença, fazendo uma referência aos professores afastados da sala de aula. 

Já no primeiro dia de congresso houve recorde de participantes, mais de duas mil pessoas estiveram presentes. Saíram regados e preenchidos de mais estratégias, metodologias para melhorar praticas em sala de aulas. Um momento de aprendizagem, atividades praticas e entretenimento também.


últimas