EDITORIAL

Caminhos

Caminhos

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

Qual é o caminho para uma vida melhor? O desafio de construir uma jornada de felicidade é inerente ao ser humano. Entretanto, a revolução tecnológica e a evolução científica do conhecimento geraram dúvidas e tensões. O caso brasileiro avança pelas negativas influências políticas, tensão intensa que contaminou a economia. Os fatores externos alimentaram o desconforto local, gerando incertezas e instabilidades, retirando entusiasmo e aprofundando desânimo.

Uma vida melhor passa por 4 grandes pontos: primeiro a relação consigo mesmo, a segunda a relação com o mundo, a terceira  a relação com os outros e a quarta, a relação com o divino. Uma vida melhor é encontrar respostas para estes 4 desafios.

 Parece que a antiga canção do inesquecível Gonzaga Júnior embala o ritmo em 2016: "viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita, é bonita!"

Muitas vezes complicamos tudo, olhando todas dificuldades pelo lado difícil. A vida é simples, singular e única. Buscar a essência da vida é como admirar um beija-flor e a sua sutil e delicada ação no cuidado com as flores.

Eis uma pista importante para responder aos 4 grandes pontos dos impasses contemporâneos. O que fazer para conhecer melhor a si mesmo?

Por que tanta dificuldade de se conhecer a si, se reconhecer no outro e se reconhecer o mundo? Como fazer para conhecer melhor a Deus? Como conseguir revitalizar os desejos para uma vida melhor?

Parece que as pessoas entraram numa casa cheia de abacaxi com casca e uma faca sem corte para descascar. O cenário atual mostra que somos mais filhos da cultura que da natureza. A cultura seleciona as pesquisas e os interesses. Uma cultura do "descarte" tem influenciado de maneira profunda o caminhar atual. As dificuldades cíclicas projetam um coração humano cada vez mais árido e uma mente muitas vezes mais confusa. O que fazer para buscar uma vida melhor?

Às pessoas o método de ver-julgar-agir parece adequado. A espiritualidade não se encontra só no plano das ideias, mas da ação. Não basta pensar ou conhecer. É preciso agir. Mas não apenas como indivíduo. "Somos relação, em quatro planos: conosco, com o mundo, com os outros e com Deus". Uma esperança renovadora oferece lição para os pontos e abre novas perspectivas para se "descascar o abacaxi" do cotidiano.

últimas