SAÚDE

Unidades de saúde intensificam vacinação contra sarampo

Unidades de saúde intensificam vacinação contra sarampo

Em bairros onde há pessoas doentes, moradores são convocados em casa para tomar a vacina.

Em bairros onde há pessoas doentes, moradores são convocados em casa para tomar a vacina.

Publicada há 4 anos


SECOM

As unidades de saúde de Fernandópolis realizam uma força-tarefa para evitar o aumento de sarampo no município. Assim que foram confirmados os primeiros casos, elas iniciaram os bloqueios, que são ações de vacinação nos bairros onde há pessoas doentes, além da vacinação comum cotidiana que é realizada em todas as unidades de saúde, inclusive em Brasitânia.

A única forma de prevenção ao sarampo é a vacina, que é oferecida gratuitamente pelas unidades de saúde. Com a confirmação de pessoas doentes em Fernandópolis, as unidades de saúde localizadas nos bairros onde moram esses cidadãos começaram a fazer os bloqueios, que são as visitas nas casas e vacinação dos moradores. 

Ao longo da semana passada e também nesta semana, a equipe de enfermagem da UBSF Antônio Santilho, na Cohab Antônio Brandini, montou um posto itinerante de vacinação para facilitar o acesso dos moradores. Os agentes de saúde foram os responsáveis por convocar as famílias em suas casas.

Até o momento, o município já vacinou 1.928 pessoas por meio do bloqueio nos bairros e 4.352 no total, somando bloqueio com as rotinas diárias das unidades de saúde. Quem não recebeu a visita de um agente de saúde deve procurar a unidade de saúde e apresentar sua carteira de vacinação para verificar se há a necessidade de ser imunizado.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

A doença caracteriza-se principalmente por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).

últimas