2018/19

Com colheita de 241,3 toneladas, Conab projeta recorde de grãos na safra

Com colheita de 241,3 toneladas, Conab projeta recorde de grãos na safra

A produção ocupa o equivalente a 63 milhões de hectares.

A produção ocupa o equivalente a 63 milhões de hectares.

Publicada há 4 anos


A safra 2018/2019 de grãos deve ser recorde, em que a colheita deve superar 241 milhões toneladas. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta quinta (8). A produção ocupa o equivalente a 63 milhões de hectares.

Se os números se confirmarem, o volume de grãos deve crescer 6% em comparação à última safra, o que representa 13,7 milhões de toneladas a mais. Com relação à área, o salto deve ser de 2% quando se compara a área plantada.

Em uma análise detalhada do levantamento, a Conab informou que a primeira safra de milho deve ser 2,15% menor do que a anterior, com um total de 26,2 milhões de toneladas. Essa colheita no Centro-Sul do país já foi encerrada, mas continua no Norte e Nordeste. Já para a segunda safra de milho, a chamada “safrinha”, a previsão é de um recorde de mais de 73 milhões de toneladas, 35,6% maior que a produção relativa a 2017/18.

Outra cultura que também tem mais de uma produção na mesma temporada é o feijão. Na primeira, recuo de 22,5% no volume produzido, com um total de mais de 996 mil toneladas. A causa para essa diminuição expressiva, segundo a Conab, é a redução de área plantada no Paraná, Minas Gerais e Bahia. A segunda safra, no entanto, teve resultado 7,2% maior, com mais de 1 milhão de tonelada produzida. Na terceira safra, encerrada em julho, o salto foi de 20,5%, com um total de mais de 739 milhões de toneladas.

A soja também teve um volume menor, 3,5% a menos que no último período de colheita, contabilizando mais de 115 milhões de toneladas. 78% de toda a soja produzida no país vem das regiões Centro-Oeste e Sul.

Com relação ao algodão, que ainda não teve seu ciclo encerrado, a previsão é de uma produção de 2,7 milhões da pluma e 4 milhões em caroço, resultado 34,2% superior ao da última safra. Para o trigo, a produção estimada é de 5,4 milhões de toneladas.

Fonte: https://www.agenciadoradio.com.br

últimas