3ª EDIÇÃO

Encontro de Coros reunirá mais de 200 vozes no Teatro Municipal

Encontro de Coros reunirá mais de 200 vozes no Teatro Municipal

Fernandópolis será palco de apresentações gratuitas, reunindo centenas de músicos do Estado.

Fernandópolis será palco de apresentações gratuitas, reunindo centenas de músicos do Estado.

Publicada há 4 anos

Da Redação

Mais de 200 coristas e diversos grupos musicais do Estado se apresentarão no Teatro Municipal de Fernandópolis, no dia 31 de agosto, no 3º Encontro de Coros de Fernandópolis, evento que desde 2016 é organizado e realizado pela Secretaria de Cultura de Fernandópolis. 

Segundo a secretária de Cultura, Iraci Pinotti, o objetivo do Encontro é incentivar a Cultura, apresentando um desempenho com conteúdo de alto patamar, por meio de artistas que, unidos, apresentam um grande espetáculo gratuito na cidade. “Além disso, a troca de experiência entre cantores dissemina e incentiva a pratica musical regionalmente”, destaca.

LANÇAMENTO ESPECIAL

O evento celebrará a reunião de 4 Coros do Estado que apresentarão repertório variado, com as vozes transitando pelo: sacro, erudito, popular, clássico, brasileiro/internacional, e com ampla diversidade musical. São eles: O Comunicanto Coral, de Votuporanga; O Coral Guiomar Novaes, de Dracena; e o Coral Cantando Oitavas da Receita Federal.

AS VOZES DE FERNANDÓPOLIS

O Coro Municipal Infantil de Fernandópolis fará sua primeira apresentação no Encontro de Coros, dividindo o palco com músicos que já estão na estrada. "O Coro Infantil existe há dois anos. Ainda possui uma base pedagógica com propósito de iniciá-los à técnica vocal e a polifonia coral", cita o maestro de Fernandópolis, Sandro Muniz.

“Reuniões como esta são fundamentais para o estabelecimento de referências musicais e técnicas. É importante saber para onde se caminha, até onde se pode ir e a que nível artístico podemos chegar”, diz. 

“O Coro de Fernandópolis tem como meta continuar a intensificar o ritmo de apresentações, refinar ainda mais a qualidade musical e somar ao repertório obras de maior complexidade. Para isso, é preciso equilibrar as vozes, principalmente as vozes masculinas, que estão sempre em menor número”, destaca Muniz, reforçando o convite para a população interessada em fazer parte de noções vocais e musicais. 

O ENCONTRO DAS VOZES

Dentro ou fora de casa, o Coro de Fernandópolis também segue na andança musical trocando experiências com outros coros. O recente Encontro de Corais de Fernandópolis e as atividades publicadas, sazonalmente, ajudaram na participação do evento recente em São Carlos, segundo o maestro. “O intuito dos Encontros de Coros de Fernandópolis foi trazer para nosso município, justamente o que o I Festival de Coros de São Carlos trouxe a São Carlos: visibilidade artística, turística e referência em técnica vocal aos cantores locais. Não há dúvidas de que nosso Coro absorveu muito daquilo que nos foi ofertado por Coros de fora vindo aos nossos Encontros de Corais", conclui o regente.   

* com informações da Secretaria Municipal de Cultura

últimas