EDITORIAL

Personalidade humana

Personalidade humana

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

Dentre os diversos componentes da personalidade humana, destaca-se um que pela sua natureza fica oculto e cuja descoberta depende do trabalho interno de cada um: a individualidade. Para a sua decifração – sim, porque tem que ser descoberta e decifrada –, exige uma atenção especial que nos leva a nossa intimidade íntima.

Não é redundância não. A intimidade verdadeira só pode ser íntima, porque é individual. A intimidade é algo tão íntimo que não se pode dividir com ninguém. É de cada um, intrínseca. De dentro. Individual.

A individualidade demanda uma série de técnicas e práticas por meio das quais se constroem a identidade dos sujeitos, num movimento que oscila em ocultar ou tornar visível o que compreendemos como intimidade.

Dentre os diversos locais, onde se manifesta a individualidade, destaco o banheiro. Ali naquele espaço que considero privado a manifestação de cada um revela a sua verdadeira face, sem máscaras, sem fingimento. Representa o momento em que agimos de forma despojada.

Não deve-se permitir a presença de outra pessoa, para preservar a nossa intimidade. Nem que seja a nossa parceira (ou parceiro) com quem, naturalmente, dividimos nossa familiaridade.

A individualidade é característica do que é íntimo, secreto. Para a satisfação interior devemos preservar nossa intimidade. Ela é de cada um. Individual.

Foi um aprendizado ajudou a marcar para sempre. Individualidade é fundamental, única. Somos seres individuais, únicos. Filhos de Deus. Pensados por Ele. Não existe ninguém igual ao outro. A preservação da individualidade, que se manifesta pela intimidade é fundamental, é uma conquista. Do autoconhecimento. É uma zona profunda no íntimo de cada um de nós, que deve ser preservada, visto tratar-se do nosso tesouro sentimental.

A palavra intimidade deriva do termo latim intimus, que significa interior, íntimo, oculto, o que está nas entranhas. Tem um conceito de segredo, confiança, interior, e refere-se ao que está dentro, ao que atua no interior. A individualidade situa-se no núcleo oculto de cada pessoa onde se tomam as decisões mais profundas e próprias. É o que podemos chamar de lugar sagrado (santuário), que cada pessoa possui. E que permite a libertação da prisão do ego. Aliás, é a existência desta interioridade que possibilita sentir pessoas.

últimas