EDITORIAL

Processo de conquista

Processo de conquista

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

A indústria mundial vende bilhões oferecendo facilidades como: consiga ter uma barriga chapada em três dias, emagreça dez quilos em um mês, fique rico sem trabalhar e por aí vai. Mas o fato é que obter resultados imediatos sem esforço não passa de uma ilusão. Tudo tem seu tempo determinado!

Quando fala-se de carreira, esse processo de conquista não é diferente. É preciso tomar cuidado para não “pular etapas”. Com a incrível aceleração para alcançar o tal sucesso profissional, muitas pessoas procuram o processo de coaching, uma conhecida ferramenta para desenvolvimento comportamental.

Nem todo mundo, porém, precisa passar por um método intenso como este. Assim, o primeiro passo para identificar se realmente o coaching é a ferramenta mais adequada naquele momento, as pessoas respondem a um questionário avaliativo. Em alguns casos, é apenas uma questão de paciência para que o tempo de cultivo chegue e elas possam colher os frutos que plantaram naturalmente.

Por conta de muitos “fenômenos” da internet - aqueles raros que inventaram algo e ficaram milionários da noite para o dia -, as pessoas acreditam que vão atingir o sucesso profissional tão rápido quanto eles. Vale a ressalva que não é errado admirá-los, já que são exemplos inspiradores, mas sejamos sinceros: não acontece com todo mundo nem a todo momento.

Não é produtivo deixar de encarar o dia a dia e depositar todas as fichas esperando que o mesmo aconteça e o salve da dura realidade. Abaixo, dicas para que todos possam encarar os obstáculos e construir uma carreira sólida e plena:

Estude: é importante ler e buscar informações específicas sobre a área de atuação. Pergunte a qualquer profissional de sucesso sem diploma se ele recomenda que seus filhos não estudem e o quanto a falta de conhecimento custa aos cofres da empresa para pagar consultores diplomados. Portanto, boa educação e investimentos em cursos sempre abrirão portas na sua trajetória profissional;

Mostre bons resultados: mesmo com qualificação técnica, você não assumirá um cargo de liderança com grandes responsabilidades logo no início de sua carreira. Nem na empresa de sua família. O mundo não premia o potencial, e sim o real. É preciso gerar resultados para comprovar o quanto é bom tecnicamente. A experiência profissional na parte comportamental tem que ser vivida, e isso requer tempo. Tenha paciência.

últimas