QUEIMADAS

Animais são encontrados carbonizados em área de reserva ambiental atingida por queimada

Animais são encontrados carbonizados em área de reserva ambiental atingida por queimada

Fogo começou em um canavial e se alastrou para a área de reserva. Tatus e cobras foram localizados na região devastada pelas chamas.

Fogo começou em um canavial e se alastrou para a área de reserva. Tatus e cobras foram localizados na região devastada pelas chamas.

Publicada há 4 anos

Animais carbonizados foram encontrados na área de reserva ambiental atingida por uma queimada em Castilho. O fogo começou na noite de segunda-feira, 26, e continua consumindo vegetação na tarde desta quarta-feira (28) há mais de 30 horas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram em um canavial e se alastraram rapidamente para a área de reserva.

Cobras e tatus foram encontrados mortos na área devastada pelo incêndio. Bois e vacas foram flagrados tentando se alimentar da vegetação consumida pelo fogo em um sítio.

Cobra foi localizada morta em área atingida pelo fogo em Castilho  — Foto: Reprodução/TV TEM

Cobra foi localizada morta em área atingida pelo fogo em Castilho

Ainda de acordo com a corporação, brigadista de usinas, bombeiros, policiais ambientais e militares ajudam no combate às chamas, que dura mais de 40 horas.

A preocupação das equipes era de que a queimada se alastrasse e atingisse o Parque Estadual do Aguapeí. Como a área atingida é de difícil acesso, o helicóptero Águia foi acionado para auxiliar na ocorrência.

“Durante a noite, nosso trabalho foi monitorar as residências para evitar que o fogo as consumisse e também a direção que ele seguia. O sereno, a temperatura e o vento ajudaram na diminuição das chamas”, explica tenente do Corpo dos Bombeiros Romel Chaparro.

Incêndio matou diversos animais em Castilho  — Foto: Reprodução/TV TEM


Caso a situação perdure e a destruição causada das chamas continuem, os bombeiros estão avaliando a necessidade de acionar uma aeronave para ajudar.

Em nota, a assessoria da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), concessionária responsável pela área de preservação ambiental, informou que apura o que teria causado a queimada e a dimensão dela.

A companhia também afirmou que a área de reserva ambiental tem uma extensão de 14 mil hectares e que, assim que tiver um posicionamento oficial, irá se pronunciar.

últimas