CELEBRAÇÃO

Doria institui 'Dia do Vegano' no Estado de São Paulo

Doria institui 'Dia do Vegano' no Estado de São Paulo

Data será celebrada anualmente em 1º de novembro

Data será celebrada anualmente em 1º de novembro

Publicada há 4 anos

O governador João Doria (PSDB) sancionou na quarta-feira, 4, uma lei que institui o "Dia do Vegano" no Estado de São Paulo. Com a promulgação, a data será celebrada anualmente em 1º de novembro e passa a valer ainda em 2019.

A lei 17.145 foi publicada no Diário de Oficial desta quarta-feira, 4. Ela tem como base o projeto de lei 451/18, do deputado Wellington Moura (PRB), inspirado no Dia Mundial Vegano, criado por uma ativista da Inglaterra há mais de 20 anos. 

O projeto do deputado define como "vegano" a pessoa que adota um "conjunto de ações em todos os aspectos da vida que demonstra recusa ao sofrimento de animais". "Nenhum produto de origem animal é livre de sofrimento e é por isso que os veganos não os consomem", justifica. 

Na prática, o veganismo engloba adotar uma dieta isenta de ingredientes de origem animal e evitar o consumo de produtos (por exemplo, roupas de couro) e serviços relacionados à exploração de animais (como passeios em veículos de tração animal). 

Doria também sanciona 'Dia do Designer' 

Também na terça-feira, o governador sancionou a Lei 17.146, que institui o "Dia do Designer" no Estado de São Paulo. A data será celebrada anualmente no dia 27 de fevereiro a partir de 2020. 

O texto tem como base o projeto de lei 531, de 2018, do deputado Chico Sardelli (PV). A sanção foi publicada no Diário Oficial desta quarta. 


Fonte: Estadão

últimas