LEVANTAMENTO

Paulistas lideram inadimplência no Brasil com 14,9 milhões de devedores no estado de São Paulo

Paulistas lideram inadimplência no Brasil com 14,9 milhões de devedores no estado de São Paulo

Consolidação de dívidas é opção para quem deseja fechar o ano no azul, puxada pelo crescimento da economia de 0,4%.

Consolidação de dívidas é opção para quem deseja fechar o ano no azul, puxada pelo crescimento da economia de 0,4%.

Publicada há 4 anos

O desafio para os paulistas é grande, visto que o estado de São Paulo é a região com o maior número de devedores, chegando a 14,9 milhões de pessoas. Destas, cerca de 4,6 milhões estão com as dívidas em atraso de até R$ 500, segundo levantamento do Serasa Experian. Ainda segundo a pesquisa, a inadimplência bate recorde histórico no Brasil, registrando em junho deste ano 63,4 milhões de pessoas com dívidas, um crescimento de 2,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, que foi de 61,7 milhões.

Com o crescimento da economia neste 2º trimestre, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 0,4%, se comparado aos três primeiros meses do ano de 2019. Apesar de tímida, a retomada da economia revela um bom momento para quem está endividado quitar as contas e fechar o ano no azul.

Consolidação de dívidas

Reunir pequenas dívidas antes de entrar para uma situação de risco financeiro é a melhor opção para retomar o equilíbrio das contas. O empréstimo online é uma das opções para quitar diversas contas em atraso e ter apenas um boleto a pagar. "Aqui na Geru, por exemplo, disponibilizamos crédito pessoal para todo o Brasil a partir de R$ 2 mil de forma totalmente digital com taxas de 50% a 60% menor que os bancos tradicionais", afirma Sandro Reiss, CEO da startup. Dados da fintech revelam que 54% dos empréstimos concedidos foi para o pagamento de dívidas no período de janeiro a agosto deste ano, sendo o principal motivo de pedidos na plataforma. Além disso, desses empréstimos, 24,58% deles estão concentrados no estado de São Paulo.

Débitos veiculares

No mês de setembro, motoristas com placas do Estado de São Paulo com final 7 precisam realizar o licenciamento anual obrigatório para circularem de forma regular. De olho nos condutores mais esquecidos, a Taki - startup credenciada do Governo de São Paulo com soluções para facilitar diversos tipos de pagamentos - permite o parcelamento dos débitos veiculares em até 12x no cartão de crédito.

Uma vez que o pagamento do licenciamento só pode ser realizado se não houverem pendências no veículo, a quitação das multas, e demais débitos, por meio do cartão de crédito é uma oportunidade das pessoas organizarem suas contas. "Somente no ano passado 1,5 milhão de pessoas deixaram de pagar o IPVA, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda. Nossa intenção é diminuir esse índice e ajudar os brasileiros a deixarem de transitar sem documentação", explica Diogo Cuoco, CEO da empresa.

últimas