CONVERSE!

Setembro Amarelo: uma campanha de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: uma campanha de prevenção ao suicídio

Se você está passando por alguma situação de sofrimento e tem possuído ideações suicidas, busque ajuda.

Se você está passando por alguma situação de sofrimento e tem possuído ideações suicidas, busque ajuda.

Publicada há 4 anos

Por Marcela Barbar

O Setembro Amarelo é o mês da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O movimento foi trazido para o Brasil com o intuito de orientar pessoas que precisam de ajuda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 milhão de casos de óbito por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. Trata-se de uma triste realidade principalmente entre os jovens de 15 a 29 anos.

Se você está passando por alguma situação de sofrimento e tem possuído ideações suicidas, busque ajuda, entre em contato pelo telefone do Centro de Valorização da Vida por meio do número 188. O mesmo funciona 24 horas por dia todos os dias.

A reportagem de “O Extra.net” conversou com a psicóloga Stephanie P. Cangueiro para saber mais sobre o assunto.

O EXTRA: COMO É O COMPORTAMENTO DE UM SUICIDA?

PSICÓLOGA: Uma pessoa que pensa em cometer suicídio costuma ter ideações antes, são como ideias recorrentes sobre a própria morte, e pode ser que elas falem sobre isso para pessoas próximas. É comum ouvirmos comentários do tipo: “quem quer se matar não fala, se mata”. Mas isso é um mito! As estatísticas mostram que a grande maioria avisa antes de alguma forma, isso pode ser através da fala, de sinais, comportamentos, ou qualquer outra forma de comunicação verbal e não verbal. Aquele amigo que posta muito ‘meme’ se desvalorizando na internet pode ser um grande sinal. Normalmente as pessoas acreditam que só comete suicídio quem tem depressão. Apesar de ser comum, não é regra. Uma pessoa que atenta contra a própria vida costuma estar em intenso sofrimento, ter sentimento de desesperança muito forte, mesmo que aparentemente por fora não seja demonstrado, por fora é aquele que mais ri na turma. Se alguém próximo a você fizer algum comentário sobre a própria morte, ou sobre como todos sentiriam ou não falta dele (a) se morresse, por exemplo, é um sinal. Mudanças nítidas de comportamentos são um sinal também. Uma pessoa que antes era extrovertida começa a se isolar, aquele que era tranquilo fica bem agressivo, tristeza profunda, etc. Pessoas que passaram por situações difíceis recentemente e não conseguem lidar, você percebe a pessoa “patinando na lama” com a situação, tal como a morte de um parente, termino de um relacionamento, demissão de um emprego, uso de álcool e outras drogas recorrentes, isso tudo é sinal! 

O EXTRA: COMO PREVENIR O SUICÍDIO?

PSICÓLOGA: A palavra mais importante nesse momento é EMPATIA. Se alguém fizer algum comentário sobre a própria morte, não faça zoações, converse com a pessoa. Leve a sério! Comentários desqualificando o sofrimento do outro também não são boas ideias, por exemplo: “você tem tudo, não tem que sofrer, não tem motivo para fazer isso”. Respeite o sofrimento do outro, independente se você pensa que é grande ou pequeno. Se você tá percebendo um colega que está se isolando, postando muitas coisas ruins na internet por exemplo, vários posts com mensagens ou músicas tristes, mensagens negativas sobre si mesmo, memes ou piadas desvalorizando-se, chama a pessoa para conversar. Se alguém te falar que está pensando em se matar, peça para a pessoa te contar sobre seu sofrimento, você não precisa dar soluções, ou responder, o intuito é fazer com que ele ou ela perceba que pode contar com alguém e pode desabafar. E o mais importante, ajude a pessoa a buscar por ajuda psicológica e psiquiátrica. A religião é importante também, pois devolve a esperança às pessoas, mas não substitui a ajuda profissional da área da saúde mental, essa é primordial.

últimas