EDUCAÇÃO

Em parceria, Meio Ambiente e Educação realizam projeto piloto de identificação de aves

Em parceria, Meio Ambiente e Educação realizam projeto piloto de identificação de aves

Ação começa nesta quinta, na matinha do Universitário com alunos da escola Antônio Maurício.

Ação começa nesta quinta, na matinha do Universitário com alunos da escola Antônio Maurício.

Publicada há 4 anos

SECOM

O município de Fernandópolis encontra-se em zona de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, o que confere aos ecossistemas municipais grande variedade de espécies da fauna e flora, e sendo assim, é fundamental o conhecimento, caracterização e proteção da biodiversidade do município.

O levantamento das espécies representantes da fauna é um importante indicativo do grau de antropização de determinada área, sendo utilizado também como ferramenta para verificar a existência de espécies ameaçadas de extinção nos fragmentos florestais, na área de influência de um empreendimento e realizar o reconhecimento da fauna do local.

Por meio de uma parceria, foi proposto aos alunos das Escolas Municipais de Fernandópolis que seja feita a identificação faunística da região, por meio de visitas em áreas verdes do município, para tentar identificar os animais mais presentes.

Inicialmente o projeto será realizado com os alunos do 5º ano da EMEF Antônio Maurício, nesta quinta-feira, dia 19, na matinha do Parque Universitário. As crianças serão orientadas pelo biólogo Prof. Msc Oscar Farina Júnior, que também faz parte do Conselho

Municipal de Meio Ambiente. O projeto será desenvolvido em conjunto a uma cartilha de identificação das espécies mais encontradas no município. A cartilha contém fotos de 14 espécies e as principais características para facilitar a identificação pelas crianças, além de jogos educativos para deixar o aprendizado mais fácil e divertido.

As crianças também serão orientadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e farão o uso de binóculos que foram doados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente para realizar a observação. “A ação proposta vai utilizar a ferramenta de educação ambiental como forma de alcançar os maiores disseminadores de informações, que são as crianças, instruindo para que elas saibam como cuidar e utilizar de forma sustentável os recursos que a fauna regional disponibiliza”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela.

últimas