TECNOLOGIA

Aplicativos ajudam a monitorar diabetes, gravidez e até a menstruação

Aplicativos ajudam a monitorar diabetes, gravidez e até a menstruação

Aplicativos ajudam a monitorar aspectos da saúde, mas especialistas alertam: diagnóstico e acompanhamento virtuais não substituem um médico.

Aplicativos ajudam a monitorar aspectos da saúde, mas especialistas alertam: diagnóstico e acompanhamento virtuais não substituem um médico.

Publicada há 4 anos

Da redação

Calcular a quantidade de carboidratos ingeridos durante o dia nunca foi tão fácil para algumas pessoas. Agora com a ajuda de um aplicativo de celular para auxiliar no controle da doença, basta lançar dados no sistema do "mySugr" consegue estimar a tendência da glicemia e a hemoglobina glicada dentro de um determinado período, gerando relatórios semanais, mensais e trimestrais de seus dados.

"O aplicativo tem também funções para uso da bomba de insulina e terapia a caneta, salvando a conguração de cada um e os valores de basal e bolus usado, mostrando se a contagem de carboidratos está fora ou dentro dos parâmetros, já que é possível lançar os alimentos ingeridos e a quantidade de insulina tomada", explica uma usuária do aplicativo.

Para o endocrinologista e metabologista Marcelo José de Grandi Maciel, esses aplicativos ajudam o paciente, pois permitem programar relações de quantidade de insulina dependendo da quantidade de carboidrato ingerida."O aparelho já calcula a quantidade de insulina que deve ser aplicada, o que é possível após um controle feito pelo médico junto ao paciente", arma.

 Ainda de acordo com o especialista, esses sistemas criam grácos que mostram como a glicemia tem se comportado, criando uma média e calculando o tempo no alvo em que a glicemia cou, além de mostrar a variabilidade glicêmica.

Outra função de aplicativos disponíveis no mercado é a de sensor para aferição da glicemia no interstício, fornecendo o índice em tempo real e armazenando os dados na nuvem para acesso do médico, o que possibilita, segundo o especialista, a medição por 24 horas.

NO PRÉ-NATAL

Hoje as mamães, enquanto aguardam a chegada do bebê, contam também com a ajuda do aplicativo Gravidez para o acompanhamento do pré-natal. O sistema funciona como uma espécie de calculadora gestacional, o que ajuda muito as mamães de primeira viagem.

 "Ele era muito preciso em relação à quantidade de semanas que eu estava e a data prevista paro parto. Ia mostrando para mim, semana a semana, o formato que meu bebê estava e com que peso ele estaria", conta uma mãe, que recebia informações comparativas para identificar o tamanho da criança.

últimas