MEIO AMBIENTE

‘Piloto de Compostagem’ dá destino correto ao lixo orgânico

‘Piloto de Compostagem’ dá destino correto ao lixo orgânico

Projeto é realizado por alunos da Melvin Jones e equipe do Meio Ambiente

Projeto é realizado por alunos da Melvin Jones e equipe do Meio Ambiente

Publicada há 1 mês

SECOM

Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Escola Municipal Agrícola Melvin Jones, realiza um projeto “Piloto de Compostagem”, processo que transforma a matéria orgânica que seria destinada ao lixo em adubo natural.

São utilizados alimentos orgânicos, estercos, restos de resíduos de poda e terra. Os alunos, coordenados pelo Prof. César Aguiar, colocam a mão na massa na produção e na utilização da compostagem. Nesta semana, uma nova etapa foi realizada com muito aprendizado e prática.

O trabalho escolar é realizado o ano inteiro com os resíduos orgânicos produzidos na própria na escola, na Secretaria de Meio Ambiente e por meio de doações, que são feitas diretamente na SMA.

A COMPOSTAGEM

A compostagem é uma solução fácil que propicia um destino útil aos resíduos, além de ajudar na redução das sobras de lixo e enriquecer a terra com nutrientes para as plantas, trazendo muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública.

A matéria orgânica utilizada é proveniente de restos de hortaliças, frutas e vegetais arrecadados nas feiras livres, supermercados da cidade e na horta/merenda da escola agrícola Melvin Jones, resíduos de folhas e grama da Secretaria de Meio Ambiente e da escola, resíduos de poda do Triturador de Galhos Municipal, silagem e matéria orgânica já decomposta e seca. Também é utilizado esterco de bovinos, coelhos e aves recolhidos dos animais da escola.

Para evitar o mau acondicionamento do lixo orgânico, a população pode fazer as doações do material no Viveiro Municipal, localizado na avenida Litério Grecco, 300, Vila São Fernando.

últimas