OUROESTE

Museu Água Vermelha integra a 13ª edição Primavera dos Museus

Museu Água Vermelha integra a 13ª edição Primavera dos Museus

O Museu Água Vermelha participará da edição entre os dias 24 e 29 de setembro.

O Museu Água Vermelha participará da edição entre os dias 24 e 29 de setembro.

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A 13ª Primavera dos Museus 2019 tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Nesta edição o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) propõe fortalecer a relação público/museu a partir do conceito da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. 

O Museu Água Vermelha participará da edição entre os dias 24 e 29 de setembro em seu saguão. A programação será desde visitação ao sitio arqueológico,  exposição de alguns itens do material arqueológico encontrado nas escavações em 1998 as margens do Rio Grande. Serão expostas peças tais como: material lítico, restos faunísticos, ossadas humanas, cadernos e registros arqueológicos. 

Cada item exposto trará as anotações registradas, numeradas e catalogadas pelos arqueólogos responsáveis pelas escavações na época. O conteúdo permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais como visitações e acesso ao arquivo.   

O sítio arqueológico pertencente ao município de Ouroeste, local onde foram realizadas as escavações, é preservado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. As visitações deverão ter prévio agendamento pelo telefone (17) 3843-1481 ou (17) 99642-0330 com grupo mínimo de dez pessoas.

SÍTIO ÁGUA VERMELHA

O Sítio Arqueológico Água Vermelha I está localizado às margem do rio Grande. O acesso até o local é feito por estrada pavimentada. A visita pode ser feita após agendamento prévio no museu. O local possui área de contemplação e muro de proteção contra inundações. Nesta visita o turista tem acesso ao local onde foram encontradas as primeiras ossadas e conhecer um interessante fenômeno geoquímico, considerado único no Brasil, denominado concreção natural. Este fenômeno foi imprescindível, por envolver e preservar as ossadas humanas encontradas.

últimas