RECONHECIMENTO

Município é credenciado pelo Ministério da Agricultura no SISBI

Município é credenciado pelo Ministério da Agricultura no SISBI

Com isso, os estabelecimentos indicados por esses serviços poderão vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil, não apenas no município.

Com isso, os estabelecimentos indicados por esses serviços poderão vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil, não apenas no município.

Publicada há 4 anos

Da Redação 

Fernandópolis foi reconhecida em publicação do último dia 18, no Diário Oficial da União, com a equivalência junto aos serviços de inspeção municipal de produtos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com isso, os estabelecimentos indicados por esses serviços poderão vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil, não apenas no município ou região. Um atrativo bastante tentador para empresas em criação e expansão. Os produtos originados de abates de pequenos empreendimentos poderão, com esse selo, lançar seus produtos para todo o país.

Os produtos de origem animal estão sujeitos à prévia inspeção sanitária e industrial, sendo de competência da União, dos Estados. Fernandópolis, com o reconhecimento da equivalência realizará de forma independente essa fiscalização com a mesma excelência que o Estado ou a União fariam, só que com mais tempo e agilidade. Itens como carne, pescados e seus derivados, leites e seus derivados, ovos e seus derivados, mel e cera de abelhas são inspecionados. 

“Hoje é um dia muito feliz para nossa cidade, há cerca de três anos estamos batalhando para a implantação do SISBI. Com essa conquista, as empresas vão poder vender e levar o nome de Fernandópolis para todo o Brasil, atraindo também novos empreendimentos e gerando empregos. Uma cidade precisa estar preparada para gerar empregos e estamos fazendo isso com ampla organização da parte técnica. Talvez hoje as pessoas ainda não entendam a importância da conquista do SISBI, mas em pouco tempo já teremos significativos resultados, fruto da força tarefa de uma equipe competente que está trabalhando pelo bem comum de nossa cidade”, explanou o prefeito André Pessuto. 

“Foi preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas aqui eram semelhantes ou melhores que as medidas utilizadas pelo próprio MAPA e conseguimos. Tivemos uma equipe trabalhando muito para que o município conquistasse esse credenciamento. Agradeço em especial ao prefeito André, vice Gustavo e o apoio da Câmara de  vereadores, graças a essas importantes colaborações foi possível agilizar o contato de adesão à nossa cidade”, cita o veterinário responsável pela condução da equivalência em Fernandópolis, Camilo Julian Azol Fernandes.

“Quero parabenizar o município de Fernandópolis pelo credenciamento junto ao Ministério da Agricultura para a obtenção do SISBI. Como presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura, fico extremamente feliz pelo município e pelo estado de São Paulo, uma vez que este Sistema qualifica e certifica os produtos, fomentando desta forma que as empresas ofereçam ótimos produtos para a venda nos mercados interno e externo. Com isso, aumenta a produção o que acaba fomentando os empregos. A Agricultura é o grande pilar de sustentação econômica do Brasil, portanto Fernandópolis mostra que está buscando fortalecer este setor, bem como os produtores e empresas do nosso país. Parabéns prefeito André Pessuto, vice-prefeito Gustavo Pinato, a Câmara de Vereadores e todos os envolvidos por essa importante conquista”, disse o deputado federal Fausto Pinato.

A equivalência no serviço para o credenciamento no SISBI foi publicada por meio da PORTARIA Nº 175, DE 13 DE SETEMBRO DE 2019, publicada da seção 1, do DOU de 18/09/2019. Para obtê-la, o município comprovou que tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. 

MUNICÍPIOS PRIVILEGIADOS

Fernandópolis segue em uma lista específica no país doa municípios que possuem essa autorização de fiscalização de qualidade. 

Atualmente, estão incluídos no cadastro geral do SISBI-POA, 13 estados e 20 municípios (Alegrete, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Engenho Velho, Erechim, Fernandópolis, Florianópolis, Glorinha, Ibiúna, Itu, Marau, Miraguaí, Rio Claro, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sant’ana do Livramento, São Pedro do Butiá e Uberlândia).


*com informações da SECOM – Prefeitura de Fernandópolis  

últimas