SUPERAÇÃO

"Idade não limita as pessoas"

"Idade não limita as pessoas"

Após cinco décadas atuando na área técnica, aluno de 83 anos da Uninter vai receber o certificado do "curso dos sonhos".

Após cinco décadas atuando na área técnica, aluno de 83 anos da Uninter vai receber o certificado do "curso dos sonhos".

Publicada há 4 anos


O que limita as pessoas é a vontade, não a idade. A declaração é de Renê Naves que, aos 83 anos, está finalizando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Bacharelado em Filosofia no Centro Universitário Internacional Uninter de Brasília. Ele conta que já convocou toda a sua família para a formatura em outubro. "É a realização de um sonho", afirma.

A escolha pelo curso técnico quando era jovem se deu pelo aspecto prático, lembra. "Naquela época achei que não poderia optar por um curso como o de Filosofia, que me daria poucas oportunidades no mercado de trabalho. Era uma questão financeira, de sobrevivência. Mas o conhecimento sobre as religiões, as correntes de pensamento, a Filosofia já me encantava", recorda-se.

Após uma carreira técnica de cinco décadas, em que atuou também como professor e monitor nas Forças Armadas, Renê Naves percebeu que poderia, finalmente, dedicar-se ao que realmente lhe instigava. "Estava aposentado e fui cursar Pedagogia, mas logo descobri o curso de Filosofia da Uninter e não tive dúvidas. Decidi que era possível realizar meu projeto da juventude, que havia ficado arquivado".

Ele diz que ficou surpreso com a eficácia e qualidade do ensino a distância. "Dei muitas aulas em minha vida e não imaginava que um sistema como este poderia ser tão eficaz. Após a experiência na Uninter, digo sem receio que o EaD chega a ser mais exigente que o ensino presencial, porque requer comprometimento absoluto do aluno. "Os livros são excelentes, a plataforma digital também, a didática é ótima e os professores e instrutores que nos auxiliam durante todo o curso completam o processo de aprendizado de alto nível", elogia.

A coordenadora da Uninter em Brasília, Thaís Antunes de Lima de Souza, diz que a realização pessoal de alunos como Renê Naves, quando concluem o curso e concretizam os seus projetos de vida, é também motivo de imensa satisfação e orgulho para a equipe do centro de estudos.

"Chega a ser emocionante. Temos em nossos cursos pessoas de todas as idades, de 18 a até mais de 80 anos. Há também pessoas com necessidades especiais, que têm dificuldades para frequentar um curso presencial diariamente. Muitos se encorajam a estudar em razão do sistema EaD, que viabiliza esses projetos de vida e oferece a oportunidade do aprendizado em alto nível para um imenso universo de pessoas", afirma.

Como vontade é o único pré-requisito para a concretização dos sonhos, como diz Renê Naves, ele já planeja o novo desafio na Uninter. Vai fazer pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior, que pretende cursar simultaneamente com o idioma de inglês.

Assessoria de Imprensa Uninter 

últimas