ATENÇÃO!

38 marcas de azeite de oliva são impróprias para consumo no Brasil

38 marcas de azeite de oliva são impróprias para consumo no Brasil

Maioria das fraudes foi feita com a mistura da oliva com óleos de origem desconhecida.

Maioria das fraudes foi feita com a mistura da oliva com óleos de origem desconhecida.

Publicada há 4 anos


Da redação

32 marcas de azeite de oliva impróprias para consumo foram retiradas de circulação nesta quarta-feira, 02. O anúncio é do Ministério da Agricultura. As novas marcas fraudadas se somam a outras 6 que já haviam sido suspensas em julho deste ano.

Para comprovar a fraude, foi utilizado um equipamento que emite raios infravermelhos, capazes de fazer a leitura dos ácidos graxos que compõem o produto instantaneamente. Amostras também passaram por um aparelho que detecta óleos refinados e misturas, mesmo que em níveis muito baixos.

As fiscalizações que detectaram as marcas irregulares são resultantes da Operação Isis, iniciada em 2016. O Ministério da Agricultura afirma que o “processo é lento” porque envolve exames laboratoriais, notificação dos fraudadores, perícias, períodos para apresentação de defesa e julgamentos desses recursos em duas instâncias administrativas.

“Embora os supermercados tenham sido alertados quanto às marcas que sistematicamente produzem azeite fraudado, muitos comerciantes ainda insistem em vender esse tipo de produto em razão do baixo preço”, diz o ministério em nota

“Se os supermercados adquirirem e ofertarem os produtos com irregularidades, serão penalizados”, afirmou em nota o coordenador Fiscalização de Produtos Vegetais do Ministério da Agricultura, Cid Rozo.

As redes de supermercado e atacado onde esses azeites foram encontrados serão intimadas a informar os estoques existentes. As que forem flagradas vendendo as marcas após advertência poderão sofrer multa de R$ 5 mil por ocorrência, mais 400% sobre o valor comercial dos produtos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, é considerado azeite de oliva “o produto obtido somente do fruto da oliveira, excluído todo e qualquer óleo obtido pelo uso de solvente, ou pela mistura com outros óleos, independentemente de suas proporções”. Ou seja, o uso de qualquer outro produto no azeite já se torna uma fraude.

A seguir, confira as 38 marcas de azeite de oliva impróprias para consumo:

1. Aldeia da Serra
 2. Barcelona
 3. Casa Medeiros
 4. Casalberto
 5. Conde de Torres
 6. Costanera
 7. Dom Gamiero
 8. Donana
 9. Évora
 10. Flor de Espanha
 11. Galo de Barcelos
 12. Imperador
 13. La Valenciana
 14. Lisboa
 15. Malaguenza
 16. Olivaz
 17. Olivais do Porto
 18. Oliveiras do Conde
 19. Olivenza
 20. One
 21. Paschoeto
 22. Porto Real
 23. Porto Valencia
 24. Pramesa
 25. Quinta da Boa Vista
 26. Quinta Lusitana
 27. Quinta D’Oro
 28. Rioliva
 29. San Domingos
 30. Serra das Oliveiras
 31. Serra de Montejunto
 32. Temperatta
 33. Torezani
 34. Tradição
 35. Tradição Brasileira
 36. Três Pastores
 37. Vale do Madero
 38. Vale Fértil

Fonte: Pragmatismo

últimas