VOTAÇÃO

Mais de 3 mil pessoas elegem cinco conselheiros tutelares em Fernandópolis

Mais de 3 mil pessoas elegem cinco conselheiros tutelares em Fernandópolis

O Conselho Tutelar atua por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente

O Conselho Tutelar atua por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente

Publicada há 4 anos

Da Redação 

A apuração dos votos para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Fernandópolis foi finalizada no início da noite deste domingo, 06, na Escola Municipal Coronel Francisco Arnaldo da Silva. De acordo com os organizadores, cerca de 3 mil fernandopolenses compareceram à escola para votação.

A organização e a condução desse processo eleitoral, conforme preconiza o artigo 139, da Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), coube aos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgãos deliberativos e controladores das ações relacionadas à criança e ao adolescente, formados paritariamente por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

O processo de escolha é unificado, sendo realizado simultaneamente em todo país.  Isso representa um grande avanço para o fortalecimento desse órgão, que é essencial ao Sistema de Garantia dos Direitos e encarregado pela sociedade de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em Fernandópolis, Vanessa Moraes obteve 294 votos, seguida por João Batista com 228, Giuliano Martins também com 228 votos. Daiane Casele recebeu 188 votos e Ana Paula Carvalho recebeu 187.

Sobre o Conselho Tutelar 

O Conselho Tutelar atua por meio de denúncia de ameaça ou violação consumada de direitos da criança e do adolescente. Outras vezes, se antecipa à denúncia, age preventivamente quando fiscaliza entidades, mobiliza a sua comunidade para o exercício de direitos assegurados a todo cidadão, cobrando o melhor acompanhamento e atendimento à criança e ao adolescente, bem como a sua família.

A escolha dos novos conselheiros aconteceu na Escola Municipal Coronel Francisco Arnaldo da Silva



últimas