SAÚDE

Sarampo atinge cidades da região: 153 casos positivos

Sarampo atinge cidades da região: 153 casos positivos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus do sarampo já circula em todo território paulista.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus do sarampo já circula em todo território paulista.

Publicada há 4 anos

Da Redação 

Vinte e quatro cidades da região somam 153 casos positivos de sarampo. Fernandópolis e Rio Preto lideram a lista com 61 e 43 casos, respectivamente. No Estado são 7.649 diagnósticos confirmados da doença e 12 mortes. 

Desde o início do surto, Fernandópolis registra a maior quantidade de casos na região. Rio Preto vem em seguida, depois Votuporanga aparece em terceiro com sete casos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus do sarampo, com sintomas iniciais semelhantes ao da gripe, já circula em todo território paulista. De janeiro até esta quinta-feira, 10, há 6.177 casos confirmados por meio de análises laboratoriais. Outros 1.472 casos foram diagnosticados com base no critério clínico-epidemiológico (sintomas e avaliação médica). Mais da metade dos casos totais (57%) está na capital.

Doença 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A única maneira de se prevenir a doença é tomar a vacina. A imunização está disponível nas salas de vacinas e pela campanha desde o último dia 7.

Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. Os bebês com menos de 12 meses recebem a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.

A segunda fase da campanha entra em ação de 18 a 30 de novembro com foco em jovens de 20 a 29 anos.

últimas