SAÚDE

Servidores municipais participam de capacitação sobre o ‘CadÚnico’ na capital

Servidores municipais participam de capacitação sobre o ‘CadÚnico’ na capital

O treinamento aconteceu no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, com carga horária de 8h

O treinamento aconteceu no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, com carga horária de 8h

Publicada há 4 anos


Da redação

Fernandópolis foi representada por três servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em capacitação realizada em São Paulo, na última sexta-feira, 04. O gestor do Programa Bolsa Família no município, Fernando Pereira dos Santos, acompanhado dos operadores Adriano Júlio Maiolo e Frederico Guerra Ribeiro, participaram do curso “Cadastro Único na Prática: Aperfeiçoamento na coleta de informações e gestão dos Programas Sociais”, ministrado pela consultora Cíntia Bruno Ferreira Garcia, da Organização Paulista em Gestão Pública.

O treinamento aconteceu no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, com carga horária de 8h, e proporcionou a capacitação e formação aos entrevistadores e operadores de sistema do Cadastro Único; regras para a coleta de informações e cadastro de famílias no sistema, o qual é voltado a Programas Sociais do Governo Federal; pós-curso durante 12 meses, com uma equipe especializada e o consultor responsável pelo treinamento ministrado, solucionando dúvidas e discutindo questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula.

SOBRE O CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Desde 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Fonte: SECOM

últimas