REFERÊNCIA

HB aparece entre os melhores hospitais em ranking internacional

HB aparece entre os melhores hospitais em ranking internacional

Hospital tem uma das melhores bases instaladas para tratamento do câncer

Hospital tem uma das melhores bases instaladas para tratamento do câncer

Publicada há 4 anos

Hospital de Base de Rio Preto 


Da redação

O Hospital de Base é destaque em quatro categorias do ranking criado pela Global Health Intelligence, empresa de análises em dados de saúde para a América Latina. O HB ficou em terceiro lugar como maior foco em saúde cardiovascular; em quinto lugar como melhor base instalada para tratamento de câncer; também em quinto lugar como maior número de equipamentos cirúrgicos e em sétimo lugar entre os hospitais melhores equipados para acomodar os pacientes.

O ranking HospRank é alimentado por dados do HospiScope, o maior banco de dados do mundo sobre hospitais da América Latina, que oferece mais de 140 informações sobre cada instituição e cobre quase 90% dos hospitais da região.

O HB tem o terceiro maior número de equipamentos de eletrocardiograma do ranking: 651. De acordo com Jorge Fares, diretor-executivo da entidade, os aparelhos são necessários porque todas as cirurgias, independentemente da área do corpo, necessitam de monitoramento. O hospital é o quinto em número de equipamentos cirúrgicos: são 274. "Nosso centro cirúrgico é grande e muito bem equipado, são 27 salas. É a segurança do paciente. Temos trabalhado muito em cima da Organização Nacional de Acreditação, que é a segurança do paciente", diz Fares.

A instituição também é a quinta com melhor base instalada para tratamento de câncer, com dois equipamentos de mamografia em funcionamento. "O câncer é um foco. Estamos negociando a compra de outro aparelho, mais moderno, de mamografia, e o segundo de radioterapia. São necessários para manter um bom atendimento, tem demanda para isso. Queremos suprir o atendimento de câncer de toda a regional, hoje muita gente vai para Barretos e Jaú, queremos segurar em Rio Preto", diz o diretor.

O HB é o sétimo hospital do ranking melhor equipado para acomodar os pacientes, aparecendo com 644 leitos, sendo 329 ambulatoriais e 315 de internação. De acordo com Fares, o número de leitos credenciados junto ao Ministério da Saúde é ainda maior, 966, sendo 800 para a rede pública e o restante para a privada.

O número de pacientes internados no HB supera os mil diariamente, já que por falta de vagas regulares muitas pessoas acabam ficando nos corredores, em locais não credenciados. O médico comenta que o HB está substituindo as macas dos corredores por camas, para dar mais conforto aos doentes. A falta de leitos continua sendo o maior problema do Hospital de Base, que deveria atender apenas média e alta complexidade, mais acaba atendendo a baixa também, pois as cidades da região encaminham os pacientes.

Fonte: Diário da Região

últimas