CURIOSIDADE

Horário de Verão começaria hoje, se não tivesse sido cancelado

Horário de Verão começaria hoje, se não tivesse sido cancelado

Bolsonaro cancelou o horário de verão; Google faz alerta

Bolsonaro cancelou o horário de verão; Google faz alerta

Publicada há 4 anos
DA REDAÇÃO 

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a esta altura do mês de outubro, já estariam se programando para adiantar os relógios em uma hora na virada deste sábado para domingo. No entanto, eles não precisarão mais, já que o Brasil, pela primeira vez em 34 anos, não terá horário de verão. Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 25 de abril, cancelou a medida.

A decisão de Bolsonaro foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

Pesquisa

Entre 1º e 31 de outubro de 2018, em uma enquete do DataSenado, dos 12.970 internautas que responderam, 55% rejeitaram o horário de verão e, portanto, apoiaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 438/2017, que proíbe a adoção dos chamados horários especiais (como o de verão) em qualquer região do território nacional e época do ano. Os contrários à proposta somaram 44%, e 1% não soube ou não quis responder.

Alerta do Google 

O Google publicou um anúncio oficial em seu blog, nesta sexta-feira (18), recomendando que usuários de Android no Brasil alterem as configurações automáticas de data e hora.

Segundo a empresa, isso deve ser feito para não correr o risco de se perder na hora no domingo, caso os telefones atualizem para o horário de verão, que não está mais em vigor no país.

O horário de verão do brasileiro deveria acontecer entre este sábado (19) e domingo (20), com os relógios sendo adiantados em 1 hora, mas foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro, em um decreto assinado em abril.

Criação do horário de verão

O horário de verão foi criado em 1931, por decreto do presidente da República na época, Getúlio Vargas, com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano, e tem sido aplicado no país, sem interrupção, ao longo dos últimos anos.

Normalmente, o horário de verão ocorria entre o terceiro domingo de outubro e fevereiro, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora, e vigorava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O estados do Norte e Nordeste não eram afetados.

últimas