SAÚDE

Unidades de saúde abrem no sábado, 26, para coleta de exame preventivo

Unidades de saúde abrem no sábado, 26, para coleta de exame preventivo

Ação foi programada pela Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis

Ação foi programada pela Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis

Publicada há 4 anos

Para participar é preciso procurar a unidade de saúde do bairro e fazer o agendamento


Da redação

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Com a intenção de prevenir a doença, as unidades de saúde de Fernandópolis vão permanecer abertas no sábado, 26, das 8 às 12h e 13 às 17h para a coleta de exames preventivos.

Para participar é preciso procurar a unidade de saúde do bairro e fazer o agendamento. Os únicos locais que não atenderão no sábado serão as unidades de saúde do Jardim Araguaia, que está em reforma, e do Por do Sol, que escolheu fazer os exames à noite nos dias 23 e 30 de outubro.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para

o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Alguns fatores aumentam o risco da doença, como: início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados); e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Fonte: SECOM

últimas