SAÚDE

Secretaria, em parceria com o Rotary Club, realiza campanha contra Hepatite C

Secretaria, em parceria com o Rotary Club, realiza campanha contra Hepatite C

No total foram realizados 233 testes

No total foram realizados 233 testes

Publicada há 4 anos

No total foram realizados 233 testes


Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de Ouroeste, realizou no dia 17 de outubro, no Salão Paroquial, uma campanha para diagnóstico precoce de Hepatite C. No total foram realizados 233 testes e encontrados 2 casos positivos, encaminhados para atendimento e realização de novos exames nas Unidades de Saúde do município. 

O vírus da Hepatite C foi mapeado em 1989 nos Estados Unidos. O teste só passou a existir no Brasil em meado dos anos de 1990. Soma-se a isso o fato de que a hepatite C é uma doença silenciosa: que evolui de forma lenta e gradual causando inflamação do fígado, e com o passar dos anos o vírus, sem avisar, pode levar à cirrose e ao câncer hepático. Com isso, o órgão que tem a importante função de eliminar substâncias tóxicas do corpo pela filtragem do sangue, fica totalmente comprometido. O SUS oferece gratuitamente testes para diagnósticos, nas unidades Básicas de Saúde do município e realizam testes rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Os testes rápidos podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Lembre-se de que existe uma vacina para prevenir a Hepatite B.

Detalhes  
 Procure uma unidade de saúde para se informar. Observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, se houve alguma situação de risco, faça o exame, é rápido, seguro e sigiloso.


últimas