TRATAMENTO

Prefeito Bruno Covas recebe diagnóstico de câncer e será submetido à quimioterapia

Prefeito Bruno Covas recebe diagnóstico de câncer e será submetido à quimioterapia

O adenocarcinoma está localizado na área de transição entre o esôfago e o estômago e há também um nódulo hepático

O adenocarcinoma está localizado na área de transição entre o esôfago e o estômago e há também um nódulo hepático

Publicada há 4 anos

Prefeito Bruno Covas (PSDB)


 Da redação

O prefeito Bruno Covas (PSDB), 39, recebeu diagnóstico de câncer no trato digestivo e terá que passar por quimioterapia. O diagnóstico foi divulgado nesta segunda-feira, 28, em coletiva de imprensa no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ainda não há definição se o tucano se afastará do cargo para o tratamento. 

O adenocarcinoma está localizado na área de transição entre o esôfago e o estômago e há também um nódulo hepático.

Covas tem procurado cuidados médicos desde sábado, 19, quando sentiu-se mal, passou pelo pronto-socorro do hospital Albert Einstein e começou a fazer tratamento com antibióticos.

Como o resultado não foi o esperado, ele se dirigiu ao Sírio-Libanês na quarta-feira, 23, quando recebeu o diagnóstico de erisipela na perna direita.

A erisipela consiste em infecção de pele causada por bactérias que penetram através de pequenos ferimentos, como picadas de inseto, frieiras e micoses. Por recomendação do infectologista David Uip, Covas foi internado.

Entre o dia 19 e a internação, Covas resistiu à recomendação de desacelerar o dia a dia na prefeitura. O prefeito manteve a mesma rotina, despachando e participando de atos públicos.   

Um dos últimos compromissos dele foi ato de sanção de alteração de lei relacionada ao Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), com fixação de 30% dos recursos para habitação, na quarta-feira, 23. 

No dia da internação, a perna do prefeito estava inflamada, e a panturrilha dura, o que sugeriria uma trombose venosa profunda, o que foi confirmado por uma tomografia.

Exames posteriores diagnosticaram um tromboembolismo nos dois pulmões —quando um coágulo se desloca de alguma região do corpo para o pulmão. 

Do hospital, ele manteve o contato com o secretariado, tanto por telefone quanto pessoalmente. Ele também continuou atualizando sua conta no Instagram --inclusive, assuntos alheios à sua questão de saúde, como a divulgação de novos dados de despesas no portal da transparência. 

Após um exame pet scan, veio o diagnóstico de uma tumoração no trato digestivo, que foi divulgado neste domingo, 27.

A descoberta surpreendeu a equipe médica, porque o prefeito em nenhum momento apresentou sintomas clássicos de um câncer no aparelho digestivo, como perda de peso (ele mantém o mesmo há dois anos).

Ele é saudável, faz academia cinco vezes por semana e não tem histórico familiar de câncer nessa região. O avô dele, Mario Covas, ex-governador de São Paulo, morreu em 2001 em decorrência de um câncer na bexiga.

Pessoas próximas ao prefeito afirmam que o diagnóstico assustou o prefeito, mas que nesta segunda, 28, ele já estava despachando novamente. Inclusive, teria dado ordem para que se mantivesse a programação normal na prefeitura, incluindo inaugurações. 

Nesta segunda, Covas escreveu texto sobre o assunto em suas redes sociais. "Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a atravessar a tempestade”, escreveu.

Fonte: FOLHAPRESS  

últimas