PESQUISA

IBGE coleta dados sobre saúde na região

IBGE coleta dados sobre saúde na região

Ao todo, 16 cidades do Noroeste paulista vão receber agentes do instituto

Ao todo, 16 cidades do Noroeste paulista vão receber agentes do instituto

Publicada há 4 anos

Da Redação

Oitenta e quatro domicílios de Rio Preto receberão agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em andamento até fevereiro de 2020. O estudo quer levantar dados sobre como anda a saúde dos brasileiros e saber também qual o atual estilo de vida da população. Moradores de 108,5 mil domicílios em todo o País também poderão dar opinião sobre a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na região, além de Rio Preto, outras 15 cidades participam do levantamento. Os municípios vão se juntar a outras 2.151 cidades para responder um questionário com uma série de perguntas sobre doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, colesterol, asma) e incapacitação física, entre outros aspectos.

Os 1,5 mil agentes Brasil afora também levantarão dados como sedentarismo, tabagismo, dieta e consumo de álcool para traçar o atual estilo de vida que a população brasileira está levando. Por meio do estudo, o IBGE quer saber ainda os tipos de violência sofridos e qual a frequência de realização de exames preventivos.

Além de poder opinar sobre a qualidade do atendimento prestado pela saúde básica, por meio do SUS, os brasileiros serão questionados sobre paternidade e participação masculina no pré-natal das mães - módulo de perguntas voltado aos homens. As abordagens fazem parte de um conjunto de novas perguntas, não presentes na PNS de 2013.

Entre os módulos novos, estão questões também sobre atividade sexual da população. A questão será aplicada aos moradores maiores de 18 anos com perguntas sobre uso de preservativos e a idade em que a pessoa teve sua primeira relação. Condições de trabalho da população também serão questionadas neste ano com perguntas para detectar condições insalubres, além de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

A primeira parte do questionário da PNS 2019 captará informações de todos os moradores. Já na segunda parte, um morador de 15 anos ou mais vai colaborar com um conjunto específico de perguntas e dados de peso e medida coletados.

A chefe do IBGE Rio Preto, Fernanda Silva Gauy, lembra que todas as informações prestadas aos agentes do IBGE são sigilosas. "Nunca são divulgados os dados individuais. Todas as informações são divulgados apenas como estatística sempre com o cuidado de manter o sigilo das informações", afirma.

Os agentes são uniformizados, com crachás, e carregam tablet informatizado com sistema do IBGE. "Os agentes não pedem documentos e nem um tipo de dado pessoal. Se houver dúvida é possível confirmar pelo site do ibge.gov.br ou pelo 0800 721 8181", afirma Fernanda.

A chefe de Rio Preto pede a colaboração da população. "Essas informações são extremamente relevantes para políticas públicas e estudos sobre nosso País", ressalta.

Fonte: Diário da Região 

Rafael Brazolim, agente do IBGE: eles portam crachá e uniforme. Em dúvida, moradores podem entrar em contato com o instituto

 

últimas