CONSUMIDORES

Procon de Votuporanga faz renegociação de dívidas

Procon de Votuporanga faz renegociação de dívidas

Bancos participam de iniciativa pra 'limpar' nome com juros mais baixos

Bancos participam de iniciativa pra 'limpar' nome com juros mais baixos

Publicada há 4 anos


Da redação

O Procon de Votuporanga, unidade vinculada à Secretaria Municipal da Cidade, realizará o 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas nos próximos dias 4, 5 e 6 de novembro, das 8h às 16h, na sede do Órgão. Neste ano, o atendimento será diferenciado: toda a população poderá realizar a ação por meio da plataforma consumidor.gov.br, que busca atender a todos os consumidores.

Dessa forma, o consumidor terá a comodidade de não se deslocar até a unidade para renegociar suas pendências financeiras. “Porém, para os consumidores que não conseguirem acessar a plataforma, daremos o suporte presencial, como na edição anterior”, explicou a diretora do Procon, Andréa Thomé.

Mutirão online

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.

Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas.

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Reconhecimento

A Fundação Procon/SP parabenizou a Prefeitura de Votuporanga pelos atendimentos realizados pelo Procon local em 2018. Em todo o ano passado, foram realizados 10.063 atendimentos pelo Procon Municipal e não foram registradas ouvidorias para o Órgão de Votuporanga.

A Fundação afirmou que “é notória a fundamental contribuição dos órgãos municipais de proteção e defesa do consumidor e, concomitantemente, valorizando a imagem do poder público municipal. A prática da Defesa do Consumidor é uma matéria que vem se revelando cada vez mais essencial para a preservação dos direitos da população”.

Fonte: Votuporanga Tudo

últimas