CONSCIENTIZAÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre hábitos alimentares da fauna silvestre

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre hábitos alimentares da fauna silvestre

O Horto de Fernandópolis fica aberto ao publico todos os dias

O Horto de Fernandópolis fica aberto ao publico todos os dias

Publicada há 4 anos


Da redação

Nesta quarta-feira, 30, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o biólogo e conselheiro de Meio Ambiente, Oscar Farina, estiveram no Horto Florestal com o intuito de conscientizar sobre a alimentação dos macacos pregos que ali habitam.

Na oportunidade, o biólogo esclareceu sobre os principais motivos que impedem a população de alimentar os animais silvestres. “Se esses animais forem alimentados de forma incorreta, isso poderá desmotivar ou desestimular que ele procure sua comida ou cace sua presa, fazendo com que se torne dependente. Desta forma, o animal se tornará mais suscetível a acidentes (desde caça, como ataques de animais domésticos, atropelamentos, mortes por eletricidade, lesões ou intoxicações provocadas pelo lixo, pois ele se aproximará das pessoas e das cidades para obter alimento”, explicou o profissional que também listou diversos outros fatores que devem ser considerados em relação à alimentação inadequada dos macacos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

* A alimentação incorreta de animais silvestres também poderá causar um desequilíbrio metabólico, levando-o a contrair doenças (tanto com comidas saudáveis, quanto com comidas industrializadas, já que ambas apresentam ou agrotóxicos ou aditivos prejudiciais à saúde).

* Poderá contrair algumas doenças desses animais (como a raiva por exemplo, que é transmitida através da mordida dos que estão infectados);

* Poderá transmitir doenças para eles.

* Portanto, lembrem-se: o animal não precisa da nossa comida! Ele é capaz e precisa encontrar seu sustento sozinho! Ao invés de alimentá-los, ajude a preservar seus habitats naturais, para que eles possam obter seus recursos por conta própria.

O Horto de Fernandópolis fica aberto ao publico todos os dias, inclusive feriados e fim de semana, das 08h às 19h.


Fonte: SECOM

últimas