EDUCAÇÃO

Ministério da Cidadania e AES Tietê concluem capacitação de Professores da Rede Municipal de Ouroeste

Ministério da Cidadania e AES Tietê concluem capacitação de Professores da Rede Municipal de Ouroeste

Última etapa será realizada no município nesta segunda-feira, 4

Última etapa será realizada no município nesta segunda-feira, 4

Publicada há 4 anos


Assessoria de Imprensa-AES TIETÊ

Estimular crianças a compreenderem conceitos científicos, de forma autônoma e divertida é o objetivo do Nau dos Mestres, realização da Evoluir – Educação Transformadora, com patrocínio da AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura. Depois de doar kits com material pedagógico inovador focado em ciências e artes e da realização de dois workshops de formação com os educadores das escolas, chegou a hora de garantir a continuidade do programa no próximo ano letivo. É por isso que, no dia 4 de novembro, entre 13h30 e 17h30, a EMEF Ouroeste será palco da última etapa de capacitação de educadores. A ideia é reunir os professores e coordenadores que participaram das atividades e ter a certeza de que eles estão habilitados para levar o projeto adiante. 

A ação, patrocinada pela AES Tietê, já beneficiou, indiretamente, mais de 600 alunos desde que foi implementada em maio. Agora os formadores da Evoluir reunirão informações sobre o que cada uma das escolas participantes - EMEF Ouroeste e EMEF José de Souza Cabral - conseguiram desenvolver até o momento. Os educadores também compartilharão as experiências que tiveram em sala de aula. A partir disso, a Evoluir e as escolas desenvolverão, em conjunto, um planejamento para a continuidade do projeto em cada unidade durante os próximos anos. Afinal, a ideia é que a iniciativa seja sustentável e consiga levar o conhecimento científico para um número maior de estudantes.

O material doado pelo Nau dos Mestres é dividido na aplicação de atividades práticas temáticas, permitindo aos alunos navegarem pelos mundos da Ciência, Biologia, Arte, Química, Física e Matemática. Esse laboratório móvel também é composto por dez livros para professores e livros ilustrados que são direcionados para os alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores, Luz e Sombra). Os professores também poderão trabalhar conceitos e conteúdo definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).  


SERVIÇO:

Última etapa do ciclo de formação de educadores do Ensino Fundamental de Iturama / MG – Projeto ‘Nau dos Mestres’

Quando: 04 de novembro, segunda-feira, das 13h30 às 17h30

Onde:  EMEF Ouroeste - R. Fernão Dias Paes Leme, 1449 - Centro, Ouroeste - SP

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 23 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia com soluções sustentáveis e customizadas de acordo com as necessidades de seus clientes. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. No seu portfólio, com capacidade instalada total de 3,3 MW, estão 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, que alcançam 2,6 MW de capacidade, o Complexo Eólico Alto Sertão II, com capacidade instalada de 386 MW, na Bahia, e, os recém-inaugurados Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, que somam aproximadamente 300 MW de capacidade.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do setor no país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

últimas