APRENDIZAGEM

Etec Jales implanta projeto de ovinocultura e atrai participação de criadores da região

Etec Jales implanta projeto de ovinocultura e atrai participação de criadores da região

Um dos destaques do projeto fica por conta da participação dos criadores locais

Um dos destaques do projeto fica por conta da participação dos criadores locais

Publicada há 4 anos


Da redação

A Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, de Jales, conhecida popularmente como Escola Agrícola, realizou em setembro a implantação do Projeto de Ovinocultura, para a produção de carne, pele e lã.

De acordo com o Médico Veterinário responsável pelo projeto, Prof. Leonardo Aurélio Silva, “o projeto vem com a proposta de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e realizar a contextualização e a interdisciplinaridade entre as áreas de ensino oferecidas pela unidade escolar, preparando melhor o aluno para o mercado de trabalho, além de proporcionar aos discentes o conhecimento de uma nova fonte de renda com baixo investimento, visto que muitos fazem parte de agricultura familiar e são de famílias instaladas em pequenas propriedades rurais”.

Pensado para ser executado em etapas, para este ano estavam previstas ações de “Preparo da área de pastagem e adequação do galpão para alojamento dos ovinos”, atividades que ocorreram ainda nos meses de agosto e setembro, com a construção de cercas, com telas de proteção contra cães e outros animais, divididos em dois piquetes de manejo, cada um com 900 m², já com toda a irrigação instalada, preparados para o plantio da forrageira Tifton 85 – ideal para a nutrição dos carneiros, e adequações no galpão de alojamento dos ovinos, com instalação de cercas, bebedouros e comedouros.

Em seguida foram realizadas as ações de “Recepção e manejo dos ovinos”, com aplicação de antisséptico nas paredes e piso e instalação de forração no solo para conforto térmico e cuidados com o bem-estar animal. Ainda foram administrados vermífugos e vacinas nos animais que foram entregues, onde vivem em regime de semiconfinamento, com suplementação alimentar com ração e sal mineral.

Para os próximos anos, a meta é atingir a quantidade de 100 animais, com a construção de novos piquetes e promover a reprodução com controle de origem, além de desenvolver um abatedouro regulamentado para produção de carne, pele e lã.

Parceria com criadores e instituições de ensino superior:

Um dos destaques do projeto fica por conta da participação dos criadores locais e regionais no desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de criação de ovinos. Através de visitas às propriedades rurais, analisando as estruturas que cada criador mantém em suas criações, o Diretor da Etec, Willians Pizolato, e o Prof. Leonardo analisaram as melhores práticas aplicadas regionalmente para desenvolverem uma “criação modelo” de ovinocultura.

Além disso, em visita técnica realizada à escola em que o Prof. Dr. Rafael Silvio Bonilha Pinheiro, Zootecnista responsável pelo Departamento de Ovinocultura da Unesp de Ilha Solteira, convidado pelo prof. Leonardo, descreveu a importância dos alunos participarem ativamente das ações relacionadas à implantação do projeto de ovinocultura na Etec, conciliando a teoria da sala de aula com a prática de campo, já vislumbrando alguns dos objetivos do projeto, que é o de melhorar a contextualização e interdisciplinaridade das aulas.

Estas ações têm atraído o interesse dos produtores da região, que demonstraram grande satisfação pela Escola Agrícola procurar meios de melhorar este importante setor econômico do Município de Jales e da Região, e estão colaborando com o projeto através de doações de espécimes para a escola montar seu plantel inicial.

Fonte: ETEC Jales

últimas