ÚLTIMO DIA

Estoque baixo reforça apelo por doações de sangue no Hemocentro

Estoque baixo reforça apelo por doações de sangue no Hemocentro

Unidade local, responsável em atender 53 municípios da região, realiza a campanha Semana do Doador de Sangue

Unidade local, responsável em atender 53 municípios da região, realiza a campanha Semana do Doador de Sangue

Publicada há 4 anos


Da Redação

Geralmente no final do ano predominam os acidentes de trânsito que requerem as transfusões.  O Hemocentro de Fernandópolis está em estado de alerta, em função do baixo número de bolsas de sangue disponíveis. A quantidade de doadores tem sido pequena durante o decorrer dos últimos meses e o Centro necessita, com urgência, de todos os tipos sanguíneos.

Atualmente, o local recebe doações de no máximo 20 pessoas/dia, número considerado ainda insuficiente para suprir a necessidade dos bancos de sangue. O ideal seria 60 pessoas/dia. Com medo da situação piorar, a Unidade convoca a população para doar e realiza a campanha Semana do Doador de Sangue, entre os dias 4 e 9 de novembro. 

Um dos grandes receios é com o estoque baixo, tendo também o número de hemocomponentes com tendência a diminuir, pois as bolsas de sangue coletadas, por exemplo, têm validade de somente 35 dias. 

Como uma forma de amenizar a situação, a unidade fernandopolense, que atende 53 municípios da região, telefona para a casa de doadores, empresas e entidades, convocando para a doação. 

orientações 

A pessoa poderá doar sangue, tendo de 18 a 65 anos, homens pesarem acima de 50 kg, mulheres acima de 52 kg, e ter boa saúde. O documento de identidade precisa ser apresentado.

Horário

O horário de funcionamento do Hemocentro de Fernandópolis é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, especialmente de quarta-feira até as 18h. Aos sábados das 7h30 às 16h30. A Unidade fica na Rua Simão dos Santos Gomes, n.º 266, no Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Fernandópolis. Informações pelo (17) 3442-5544.

últimas