PROJETO

Prefeita homenageará a família de José Lourenço da Silva com a nominação do Distrito Industrial II

Prefeita homenageará a família de José Lourenço da Silva com a nominação do Distrito Industrial II

Projeto de Lei Nº 88/2019 – aprovado por unanimidade

Projeto de Lei Nº 88/2019 – aprovado por unanimidade

Publicada há 4 anos


Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste

Com a aprovação da Câmara Municipal de Ouroeste (Projeto de Lei Nº 88/2019 – aprovado por unanimidade), a iniciativa da prefeita Lívia Oliveira em homenagear a família do senhor José Lourenço da Silva será concretizada, em reconhecimento a importância deste cidadão que é um dos fundadores, sendo um dos primeiros moradores de Ouroeste, concedendo uma homenagem póstuma à José Lourenço da Silva, ao perpetuar o seu nome no Distrito Industrial II, ficando denominado Distrito Industrial ‘José Lourenço da Silva’ e, ainda em atendimento ao pedido de uma das filhas do homenageado, a Ivani Lourenço da Silva. 

Os familiares, entre eles: as filhas, netos, bisneta, sobrinhos e a única irmã viva, a caçula de sete irmãos, a senhora Leonildo Maria da Silva Ruiz participaram da sessão de aprovação do projeto; além, dos policiais militares Cabo Silva, Cabo Romeira, entre outros. 

A história de JOSÉ LOURENÇO DA SILVA

José Lourenço da Silva nasceu em 28 de julho de 1922, nas Aldeias dos Índios em Minas Gerais. Conviveu com os índios até os doze anos de idade, foi um dos primeiros moradores de Ouroeste, chegando a cidade em meados de 1947 e encantou-se com o pequeno povoado. Adquiriu terras do fundador João Zeferino Ferreira Velloso e nelas fez sua primeira moradia. José Lourenço foi um dos desbravadores dos sertões e matas de Ouroeste “Meu pai sempre sonhava com um pedaço de toco no meio de uma mata. Quando viu aquelas terras que hoje é o Distrito Industrial, que sempre aparecia nos sonhos ele disse para minha mãe, Tiana esse é o toco que aparece nos meus sonhos, e vai ser aqui que vamos morar”, relata uma de suas filhas, a Cidinha que acrescenta: “e foi ali mesmo que construiu uma casa de pau a pique iniciando sua história em Ouroeste. Ele foi o morador que construiu a primeira edificação em alvenaria em uma época em que todas as casas eram de sapê. Foi também comerciante de secos e molhados na Avenida dos Bandeirantes. Era um visionário de sua época, torcia pelo progresso do povoado, e sempre se reunia com os demais fundadores para promover mudanças necessárias ao desenvolvimento”.

Segundo ela, seu pai era muito corajoso, enfrentou muita onça, cobra, para defender os filhos, para poder plantar, destacou a outra filha Ivani Lourenço. “Nós filhas em nome de toda nossa família, queremos agradecer primeiramente a Deus, agradecemos a prefeita Dra. Lívia, a Câmara de Vereadores e o presidente Rosalino Tomaz, pelo reconhecimento da história e memória do meu pai José Lourenço, que batalhava juntamente com sua esposa Sebastiana Alves da Silva, que fazia pães, bolos, doces e compotas para vender na mercearia do esposo, era cozinheira de mão cheia, grande mulher que sempre esteve ao lado do marido, juntos tiveram oito filhos sendo cinco vivos”. José Lourenço da Silva faleceu em 10 de dezembro de 2018, aos 96 anos.

últimas