ARTIGO

Reflexionando (Novamente)

Reflexionando (Novamente)

Por Sérgio Piva

Por Sérgio Piva

Publicada há 4 anos

Ovos de plástico fabricados na china chegam ao Brasil. A prova de que os ovos são artificiais são a clara aquosa, a casca dura e uma película de plástico que protege o conteúdo.

Cuidado com as cebolas cortadas ao meio e guardadas na geladeira. Elas são venenosas e absorvem bactérias. A descoberta foi feita por em médico, em 1919, quando a gripe matou quarenta milhões de pessoas.

Não utilize o WhatsApp Gold. Os hackers estão enviando uma mensagem por meio desse aplicativo chamada “digite seu telefone” e um vídeo chamado Martinelli, que têm o objetivo de propagar vírus mortais para “destruir o celular” do usuário.

O ex-deputado federal Jean Wyllys estreou como diretor de cinema à frente de um filme chamado “Jesus a diva da mentira”, financiado com recursos angariados via Lei Rouanet e abordando a “homossexualidade de Jesus e de seus apóstolos”, além de “mentiras do cristianismo”.  

O Professor Nair Tom, Diretor Geral do Hospital da Faculdade de Bolonha (Itália), disse que a cerveja puro malte gelada pode matar as células cancerígenas e tem, ainda, um efeito inibidor sobre os tumores e as bolsas cancerosas na próstata. Depois de ler essa mensagem, conte a alguém sobre isso e passe-a para aqueles que você ama e cuida. 

Por hora, ficaremos apenas com essas notícias circulando (no círculo vicioso da internet) pelo WhatsApp desde sempre, as quais recebi mais uma vez recentemente.

Quase sempre informo ao emissor que se trata de boato ou Fake News (Notícia Falsa), juntamente com um link que acessa alguns sites especializados em desmentir e combater esse tipo de desinformação. 

Às vezes peço também ao remetente que compartilhe esse link com todas as pessoas que ele encaminhou a falsidade, apesar de duvidar em gênero, número e grau que isso aconteça. 

Da mesma maneira que proliferam notícias e informações absurdas nas redes sociais, brotam academias de ginástica pela cidade e o mundo afora. Nesse último caso de germinação, parece salutar que as pessoas estejam preocupadas com sua saúde e dispensem tempo para exercitarem-se, flexionando diariamente seus músculos, buscando a tonicidade desejada e a queima da adiposidade necessária ao bem-estar humano ou ao efêmero prazer visual. 

Seria surpreendente e igualmente salutar que existissem aos montes, e se propagassem identicamente, academias do intelecto, repletas de pessoas realizando cotidianamente flexões neurais, perseguindo a tonicidade do raciocínio e a queima da preguiça mental.

O mundo provavelmente seria um lugar melhor se a reflexão sobre o que se lê (e ouve) fosse um exercício natural. Se o pensar antes de agir (leia-se também repassar) pudesse ser uma obrigação pessoal, assim como o dever de se fazer sempre o mínimo julgamento e rápida análise do que parece lógico, contraposto ao que beira a idiotice, daquilo que pode até ser verdade e o que mergulha no ridículo, como fosse uma lei do bom senso. 

A fonte das bobagens repassadas adiante jaz no fato corriqueiro de não haver checagem das fontes, ou seja, quem disse, quando e onde foi publicado, qual a credibilidade, além de se praticar o olhar com mais atenção e ver que faltam dados relevantes, sem os bordões “disseram”, “dizem”, “foi publicado”, ou qualquer outro recurso linguístico capaz de não solicitar o autor. 

As redes sociais deram voz aos calados. Uns porque não lhes era dada oportunidade para falar, outros porque o silêncio seria sua atitude mais sábia na vida e os demais porque simplesmente reproduzem imagens, palavras e estultices, criando uma nova espécie de ser humano: o “Homo Genericus”. 

Sem querer emitir opinião genérica, nem generalizar, na dúvida, sempre o melhor é pensar duas vezes antes de falar, agir e, principalmente passar adiante mentiras na pele de verdades, alucinações alheias disfarçadas em sonhos, interesses pessoais maquiados de preocupação coletiva. Reflexione sobre isso.  


Sérgio Piva

s.piva@hotmail.com

últimas