PESQUISA

Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros

Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros

Em novembro, cheque especial tem leve queda

Em novembro, cheque especial tem leve queda

Publicada há 4 anos

Da Redação

Pesquisa de taxa de juros do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, constatou que, em novembro, a taxa média do cheque especial teve queda de 0,01 ponto percentual em relação ao mês anterior. No empréstimo pessoal, não houve alteração.

O levantamento, realizado em 4 de novembro, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,19% a.m., igual à do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de outubro foi de 6,1933% a.m. e a desse mês, 6,1867%, devido à redução promovida por um único banco.

O Banco do Itaú reduziu sua taxa de 6,19% para 6,15% a.m., representando uma variação negativa de 0,65% em relação a outubro.

No Cheque Especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 12,75% a.m., 0,01 ponto percentual inferior ao mês de outubro.

O Banco do Brasil reduziu sua taxa de 12,49% para 12,39% a.m., decréscimo de 0,10 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,80% em relação ao mês anterior.

Especialistas do Procon-SP alertam que, apesar do COPOM reduzir novamente a taxa Selic, o mercado financeiro em geral não seguiu a tendência. As taxas de juros continuam altas e, antes de ceder aos apelos de consumo que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal, o consumidor deve analisar as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas, especialmente nesta época do ano em que as instituições credoras abrem muitas possibilidades de negociação.

Fonte:Assessoria de Comunicação - Procon-SP

últimas