SAÚDE

Cadip realiza campanha de conscientização sobre o ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’

Cadip realiza campanha de conscientização sobre o ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’

Ações consistem em palestras e exames

Ações consistem em palestras e exames

Publicada há 4 anos

Da Redação

No dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram a data de 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para conscientizar sobre o assunto, o Cadip (Centro de Atendimento às Doenças Infectocontagiosas) de Fernandópolis realiza uma campanha com orientações e exames.

A equipe do Cadip faz visitas a diversos locais, oferecendo testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite e também orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As IST são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O Cadip de Fernandópolis atende atualmente 335 pessoas em tratamento de Aids, sendo que em 2019 foram diagnosticados 11 novos casos. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento é gratuito nos serviços de saúde do SUS.

Aids no Brasil - O tempo passou e hoje é possível viver com o HIV, mas a aids ainda é uma realidade. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento e entre os que recebem tratamento, 90% tornem indectáveis –  estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis.

Programação das visitas realizadas pelo Cadip:

14/11: empresas

19/11: empresas

21/11: empresas

22/11 empresas

23/11: Padaria São Francisco

25/11: empresas

29/11: Polícia Ambiental

30/11: UBS CAIC

07/12: área de lazer do Santa Bárbara

14/12: Brasitânia


Fonte: SECOM

últimas