EDUCAÇÂO

Merenda escolar de Fernandópolis é referência regional

Merenda escolar de Fernandópolis é referência regional

Cardápio composto por alimentos variados atende as necessidades nutricionais das crianças

Cardápio composto por alimentos variados atende as necessidades nutricionais das crianças

Publicada há 4 anos

Da Redação

Com um cardápio reforçado com frutas, verduras e legumes variados todos os dias da semana, diversidade de alimentos de  gêneros secos e carnes, com opções de repetições para os alunos, a merenda escolar da rede municipal de Fernandópolis é referência na região. São atendidas em média 6.300 crianças todos os dias.

Há, inclusive, cardápios específicos para crianças com patologias e acompanhamento de profissionais específicos. Em datas de festividades também existe a oferta de alimentos especiais.

Atualmente são oferecidas seis refeições para as escolas integrais: café da manhã, almoço, sobremesa, lanche, jantar e sobremesa. Nas escolas parciais são três refeições, para o período da manhã: desjejum, almoço e sobremesa; à tarde são novamente três refeições: lanche, merenda da tarde e sobremesa.

Outro destaque é que o município consegue suprir perfeitamente a demanda estabelecida quanto ao consumo da agricultura familiar (adquirindo frutas, legumes e verduras de produtores da cidade e região). Estes alimentos são oferecidos todos os dias da semana nas escolas. Fernandópolis foi convidado a participar de uma palestra com outras cidades da região para explicar como conseguiu atingir e ultrapassar o percentual estipulado pela a agricultura familiar.

Mensalmente, a equipe da merenda escolar elabora o cardápio e envia-o ao sistema Conviva para ser calculado de acordo com a legislação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Depois, os cardápios (com todas as informações nutricionais) são enviados às unidades escolares para que sejam impressos e publicados em local visível para os pais e as merendeiras. Os alimentos essenciais que estão sempre presentes são basicamente verduras, legumes, leguminosas, frutas, carboidratos e uma fonte protéica.

Patologias

A Prefeitura possui cardápios para crianças com patologias, como disfagia, diabetes e intolerância a lactose. Atende também àquelas que têm intolerância e alergia específica. Para suprir essas necessidades, a rede municipal possui alimentos como aveia em flocos, bebida a base de soja, açúcar demerara, macarrão integral, biscoito integral, maionese sem ovos e sem leite, creme vegetal sem leite e sem sal, arroz integral, biscoito sem lactose, cacau em pó e pães sem ovos e sem leite.

Qualidade da merenda

Diariamente os nutricionistas realizam supervisão das escolas e orientam as merendeiras quanto a higiene e preparo dos alimentos, para proporcionar uma ótima refeição aos escolares. Há ainda um rigoroso controle das mercadorias recebidas quanto a data de validade e processo de armazenamento, tudo anotado em ata. Todas as cozinhas seguem também um manual de boas práticas e POPS (Procedimento Operacional Padronizado). As merendeiras também participam anualmente de treinamentos quanto à higienização dos alimentos e do ambiente.

Fernandópolis foi convidado a participar de uma palestra com outras cidades da região para explicar como conseguiu atingir e ultrapassar o percentual estipulado pela a agricultura familiar

Fonte: SECOM

últimas