CMDCA

Receitas perdidas com destinação de Imposto de Renda podem bancar entidade por até seis anos

Receitas perdidas com destinação de Imposto de Renda podem bancar entidade por até seis anos

Delegado da Receita Federal trouxe os números em palestra ministrada na terça-feira

Delegado da Receita Federal trouxe os números em palestra ministrada na terça-feira

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

O delegado da Receita Federal Charles Costa de Almeida ministrou na terça-feira, 19, uma palestra com o tema Imposto de Renda – Parcela Destinável ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, organizado pela Associação de Amigos do Município de Fernandópolis (AAMFER), foi realizado na Associação dos Contabilistas de Fernandópolis e Região.

O auditor fiscal, - que ocupa o cargo de delegado do órgão em Rio Preto desde o início deste mês -, falou da importância da conscientização da população para a destinação de parte do Imposto de Renda às instituições sociais do município e sobre o funcionamento da agência da Receita Federal na cidade.

Baixa participação
 Dentre os vários pontos abordados por Almeida, um ponto chamou a atenção. Neste ano os contribuintes fernandopolenses destinaram cerca de R$ 181 mil em doações via IR, valor que corresponde a cerca de 10% do potencial de arrecadação do município.

Para se ter uma ideia da importância do montante, os R$ 1,7 milhão que o município tem de potencial de destinação - apenas com pessoas físicas -, representa aproximadamente seis anos de receitas da AVCC - Associação de Voluntários no Combate ao Câncer -, e poderia ser utilizado na manutenção de diversas instituições filantrópicas com relevante trabalho social.

Como destinar
 Ao fazer o IR, pessoas físicas e jurídicas, podem destinar uma porcentagem para ajudar crianças e adolescentes de nossa cidade e o valor será abatido na declaração. Os valores serão revertidos em ações de fortalecimento das instituições da rede de proteção e atendimento. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer a destinação com auxílio de um contador. Pessoas físicas podem abater até 6% do valor do Imposto de Renda Devido e as jurídicas até 1%.

Fechamento de unidade da Receita
 O delegado também rechaçou a possibilidade de fechamento da unidade da Receita Federal em Fernandópolis. De acordo com Almeida, a agência é bem estruturada e o atendimento é prejudicado pela falta de funcionários. A falta de mão de obra faz parte de um cenário nacional que aponta para a contenção de despesas.

Palestra foi organizada pela Associação de Amigos de Fernandópolis

últimas