CULTURA

São José do Rio Preto recebe última semifinal do Imagine Brazil 2019

São José do Rio Preto recebe última semifinal do Imagine Brazil 2019

Concurso proporciona experiência profissional para candidatos de 13 a 21 anos

Concurso proporciona experiência profissional para candidatos de 13 a 21 anos

Publicada há 4 anos

Da Redação

O Imagine Brazil 2019 promove sua última semifinal no Teatro do Sesc São José do Rio Preto, no dia 30 de novembro, às 17h. O festival, que chega a sua quinta edição, é realizado pela Sustenidos, organização responsável pela gestão do Projeto Gur i– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A entrada do evento é gratuita.

O Imagine Brazil é uma competição para jovens músicos, na faixa etária entre 13 e 21 anos - solistas ou grupos de até oito pessoas - e contempla a todos os gêneros musicais. O festival foi criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, e é realizado no Brasil pela Sustenidos. A versão estrangeira do evento ocorre em cerca de 10 países.

Para definir os semifinalistas, o júri analisou os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos inscritos. Nove artistas/grupos competirão ao vivo em cada semifinal com repertório amplo que inclui clássico, pop, sertanejo, MPB e instrumental. Cada uma delas classificará três candidatos.

Os participantes são avaliados nos quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação. "Uma das principais características do festival é a pluralidade de estilos", destaca Deborah Lobo, gestora de Projeto Especiais do Projeto Guri.

A Diretora Executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, comenta sobre a oportunidade: "O Imagine Brazil chega a quinta edição como uma oportunidade singular para os jovens do Estado de São Paulo. O evento promove uma rica troca de experiências com artistas de diferentes origens e estilos que desejam ingressar no mundo profissional da música".  

3ª Semifinal- 30/11 - São José do Rio Preto

TaTudoBeat – Piracicaba
O grupo TaTudoBeat nasceu do evento "Som Maior", realizado pelo Sesc Piracicaba, em 2018. Desde então, a banda fixou a formação com PHSantin (Pedro Santin), Jamal, Sonolento Malala e Felipinho Batuqueiro. Bem-humorados, os jovens tocam soul music, R&B e funk.

Gabriella Zanatta - Ribeirão Preto
Violonista e guitarrista, Gabriella Zanatta iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, no Projeto Guri da cidade de São Simão. Mais tarde, para aprimorar o conhecimento, ingressou na Universidade de São Paulo. Atualmente, estuda produção musical no Instituto de Música de Ribeirão Preto, sua cidade natal.

Quarteto Brazullê - São Carlos
Formado por estudantes de música da Universidade Federal de São Carlos, o Quarteto Brazullê tem influências do samba, bossa nova, jazz, soul, pop e forró. Discípulos de Hermeto Pascoal, os jovens Carlos Eduardo Escames, Jader Valbueno, Claudio Stievano Villa Nova e Vinicius Scovini se dedicam à exploração de diferentes culturas. 

Banda C.L.I.O. – Araçatuba
"Contraste, Liberdade, Identidade e Origem", assim é a banda C.L.I.O que ganhou o nome em homenagem à musa grega que lutava pela harmonização dos povos. O grupo é formado por ex-alunos do Projeto Guri de Araçatuba: Leonardo Oliveira, Viviane Nukamoto, Beatriz Marques, Tshaya Lays e Lazaro Henrique.

André Gusttavo – Ourinhos
Originário de uma família musical, André Gusttavo começou a estudar trompete aos 8 anos de idade. Aos 9, foi para o violão, e, aos 12, elegeu a guitarra. Seu trabalho visa à música popular brasileira, com traços de jazz, samba, bossa nova, música universal e caipira.

Duo Ouriba – Bauru
O Duo Ouriba é composto por Gabriela Gaspar Mauricio e Karina Alves Américo, ex-alunas do Projeto Guri de Bauru e do Conservatório Musical de Tatuí. A dupla participou do Concurso de Música de Câmara do 56° Festival Villa-Lobos, do Rio de Janeiro; e venceu o 1° Concurso de Música de Câmara de Bauru.

Elian Flores - General Salgado
Elian Flores participou do programa The Voice Brasil 2016, tem cerca de 200 músicas autorais e já se apresentou com Michel Teló, Wesley Safadão e Daniel, entre outros. Em 2018, gravou o primeiro CD, "Anjo", e recebeu menção honrosa no Imagine Brazil.

Dindi - Presidente Prudente
Cantora, compositora e guitarrista, Dindi é representante da cidade de Presidente Prudente. A jovem tem 20 anos e transforma em música indie as poesias que escreve sobre a vida contemporânea.   

Kafkianos - Regente Feijó
Formado por Emmanuel Ramalho e Gustavo Garcia, ex-alunos do Projeto Guri de Regente Feijó, o duo Kafkianos surgiu em homenagem a metamorfose descrita pelo escritor Franz Kafka.  Suas composições falam de conflitos, sentimentos e sonhos do cotidiano. É a segunda vez dos jovens no Imagine Brazil.


Prêmios e grande experiência de carreira
Os nove candidatos/conjuntos selecionados para a final contarão com uma oficina de 6 horas com Gustavo Kurlat, compositor, diretor musical, dramaturgo e escritor. Na ocasião, serão abordados temas que envolvem um show, como a escolha de repertório (música e roteiro), ocupação do palco (figurino, cenário, iluminação e movimentação cênica) e interação (ou não) com a plateia.

O vencedor do Imagine Brazil ganhará uma vaga na final internacional e workshop preparatório para a disputa, que ocorrerá no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas.

Semifinal do Imagine Brazil em São José do Rio Preto


Data:30 de novembro

Horário:às 17h

Local:Teatro do Sesc São José do Rio Preto

Endereço:Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333, Chácara Municipal - São José do Rio Preto/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


Fonte:  Assessoria de imprensa -  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

últimas